Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de março de 2011

mulher de verdade - Fátima


Passado o carnaval, festa que nunca me interessou e a cada dia torna-se mais e mais decadente e alienante, decido homenagear as mulheres. Já me manifestei ser contra o dia das mulheres, o dia das mães, o dia da raça negra, do índio e etc. Todas essas datas são apenas direcionadas aos que são vistos, até hoje , de forma preconceituosa. Cada um por motivo diferente do outro. São datas oficializadas por interesses políticos ou financeiros.

Olhando fotos do carnaval , nem sei se me orgulho ou não das mulheres terem adquirido o direito a voto. O que foi mesmo que elas ganharam? Ainda não percebi. Que tipo de mulher é valorizado? Tenho certeza que não é a mulher com a qual você cruza, no seu seu caminho, diariamente. Quem são as celebridades? O que elas fizeram para merecer tanto destaque?

Precisa ser um mundo muito doentio para destacar mulheres como Adriana Galisteu, por exemplo. O que ela fez de tão importante? Quem era ela? Quando os holofotes se viraram para ela? Quando foi para a cama do Ayrton Senna. Virou apresentadora de televisão. O mesmo se repete com a Luciana Gimenez. A Luciana nem sabe falar o português direito, mas foi para a cama, nada mais nada menos que a do Mick Jagger. Virou celebridade, ganhou um programa na televisão. E a Geisy Arruda? Virou celebridade por ter ido vestida, de forma inadequada, a faculdade. Até a OAB se manifestou contra os alunos que protestaram. Ela virou figurinha em todos os programas de televisão. Se tornou vítima. Foi toda remodelada, não era tão bonita assim, para as lentes da midia. Agora, é celebridade. Só para não parecer tão chata, alguém iria de biquíni à missa ou de vestido social à praia? Pois é!

O que me irrita nessas mulheres, não é a fama que conseguem vendendo seus corpos, é o mau exemplo, para milhares de adolescentes que perdem os parâmetros morais. Sei que elas não são a maioria, mas pelo destaque dado a elas, passam a ser os modelos de mulheres bem sucedidas. Olhando as mulheres quase nuas, em imagens que rodam pelo mundo inteiro, não me admira o interesse dos homens, em virem para o Brasil. Como combater o turismo sexual se a imagem que vendemos é essa? Muitas mulheres esqueceram de serem mulheres, não me surpreende os homens estarem arredios, não se interessarem por um compromisso mais sério. Nada mais há para eles conquistarem ou imaginarem. Quando o respeito acaba, nada mais existe. Que pena!

Mas por outro lado, existem milhares de mulheres que trabalham, que passam dificuldades, que sofrem, que ganham mal, que apanham dos maridos,que perdem seus filhos, que são humilhadas, que são desrespeitadas, mas mesmo assim, jamais desistem, lutam como verdadeiras heroínas para manterem a família unida, para cuidarem dos seus próprios filhos e até mesmo dos filhos dos outros, para sobreviverem. Essas mulheres não precisam de um dia especial, elas não precisam de presentes. Essas grandes mulheres precisam de respeito, de valorização. Elas jamais estarão na mídia, mas elas não precisam disso. As mulheres em exposição na midia, são como garrafas pets, ou piores, as garrafas são descartáveis mas recicláveis, elas não.

Representando todas as mulheres admiráveis, todas essas mulheres que merecem nosso respeito, nosso carinho e que devem ser indicadas como modelos de mulher, escolhi a Fátima, a mãe de um anjo chamado Ravena.

Eu via a Ravena apenas uma vez, sua presença foi tão forte que marcou profundamente. Como ela gostaria, como a mãe dela quer, eu a lembro sempre presente entre nós. Uma imagem linda!
Ela era colega de aula do PH, ele sempre se referia a ela. Ele naquela idade que ainda não é adolescente mas pensando que era, muito tímido com as meninas. Estávamos no shopping , ouvimos alguém chamar pelo nome dele. Nos voltamos e a visão que tive foi impactante. A menina mais linda que alguém pode imaginar. Era uma beleza que vinha do interior também. Parecia uma boneca, um modelo de roupa infantil, sei lá, linda, no conjunto. Veio correndo e deu um grande abraço no PH. Ele ficou vermelho, sem jeito, ela foi tão carinhosa, tão meiga que logo o deixou a vontade. Foi comovente. Ela estava toda vestida de rosa. Era a imagem da alegria, da saúde, jamais eu poderia imaginar que aquele anjo lindo, já havia passado por tantos sofrimento, como uma quimioterapia, por exemplo. Quando soube que ela havia partido, me recusava a acreditar. Que menina corajosa! Mas ela tinha a quem puxar - sua mãe - a Fátima.

A Fátima é uma mãe de verdade, é uma mulher de verdade.Só mesmo uma mãe especial para manter aquela menina tão bem preparada para seu destino. Quando fiz minha homenagem a Ravena, quando lastimei a perda, quando disse que ela havia perdido a batalha, olhem a resposta dessa mãe:


Me sensibilizei com a mensagem que vc dedicou a minha filha Ravena.Realmente foi um dia muito triste.....
Só que precisamos consertar esta frase: "Ela perdeu a batalha". Não,absolutamente. Acredite,Rave saiu vitoriosa desta batalha, deste tratamento que não tirou o sua vitalidade e o seu brilho de viver em momento algum. Mesmo nos momentos mais difíceis...ela desdenhava da situação ....chegava a gargalhar desta dita "doença". Houve um momento que eu acreditava que ela só nos deixaria quando quisesse. Deus ,nosso Pai maior, quis que ela retornasse...mas, mesmo assim....ela não esqueceu de deixar a sua marca, a sua forte lembrança de amor e acima de tudo de esperança no futuro(ela tinha muita) e de alegria nos corações daqueles que a conheceram...e até nos dos que não conheceram.....
"Ravena :guerreira,corajosa e vitoriosa! Nunca esqueceremos a grande lição de vida que nos foi dada."
O nosso "anjo da alegria" que soube com muita dignidade e força , viver a sua vida muito...muito feliz(acredite) independente de um tratamento tão agressivo que é uma quimioterapia. Vencedora,exemplo para todos nós....
Sem dúvida ,vc nos deixou, porque era preciso,mas esta batalha vc tirou de letra!
Mamãe tem muito orgulho de vc Ravena Oliveira Lelis Miguel!
Fiquem em paz e que Deus abençoe a todos!

Fátima(A mamãe de um anjo chamado Ravena)

Ser a Fátima não é fácil, mas ela é um exemplo de mulher de verdade. Através dela, homenageio todas as mulheres de verdade.

Foto tirada na Argentina, achei belíssima essa estátua.

A música hoje é para Ravena, que ela continue entre nós, como exemplo de fé e de coragem..

Café?






2 comentários:

  1. Tariza, olha só:

    Acabei de chegar em casa, após uma reunião de 4h, no colégio. A coordenadora de lá é uma daquelas feministas irritantes, só que nunca tem argumentos coerentes para defender seu engajamento na causa.Hoje acabei discutindo com ela e disse, praticamente, a mesma coisa que tu escreveu.

    No final, respondi que o comentário mais racional que ouvi a respeito do feminismo partiu de brigitte bardot que, em outras palavras, acabou dizendo quase o mesmo que tu disse, inclusive, sobre o negócio do dia disso, dia daquilo, que só serve mesmo para tentar "compensar" o preconceito que várias camadas discriminadas sofreram.

    Gostei de ler essas linhas justas e sensatas.

    Sensacional, como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Cruzaltino, posso elogiar você? Aguentar 4 horas de reunião ? É preciso muita paciência! Você é quase um santo..rsrs Eu nunca suportei, saia logo, principalmente por nunca ter visto uma reunião pedagógica ser produtiva.Palavras bonitas, apenas no papel, nada mais.
    Quanto a "feminista irritante", não perca seu tempo com ela. Tudo o que ela tem é um discurso decorado e se agarra a ele, com unhas e dentes pois sem ele, ela não é nada.
    Nunca fui "feminista" e tão pouco "machista", eu sempre soube quem eu era e quais são os meus deveres e direitos. Quando sentia meus direitos ameaçado, eu lutava.
    Um conselho de amiga, sempre tenha algo em mãos para fazer, eu adoro palavras cruzadas, carregava sempre uma revista entre meu material.Quando estava em reunião e minha paciência esgotava, entrava em "pause" e ficava fazendo palavras cruzadas.Aprendi muita cultura inútil com elas,tipo:"o falho é chamado de lapso freudiano", com três letras ..rsrsrs
    O "sensacional" é por sua conta, obrigado.

    ResponderExcluir