Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 13 de março de 2011

inveja do japão


Calma, não desejo um tsunami aqui no Brasil, principalmente por que moro cara a cara com o mar. Confesso que todas as manhãs, quando olho para o mar, sempre sinto, lá no fundo, bem no fundo mesmo, um medo insistente. Olho aquela massa de água e fico pensando que se ela um dia se zangar e se levantar, serei arrastada para o mar. Estarei entre os destroços jogados na areia. O fogo, o homem consegue controlar, mas a fúria do mar não .

Olhando fotos da tragédia japonesa, lendo reportagens sobre o assunto, o que podemos perceber? A tragédia seria muito pior se ocorresse aqui no Brasil. Lá eles foram avisados com antecedência, deixaram todos os bens para trás e trataram de salvar suas vidas. Aqui, o governo se perderia em trâmites burocráticos e não avisaria ninguém. A população, por sua vez, trataria de tentar salvar seus carrinhos, suas coisinhas sem importância, para depois tentar correr e salvar suas vidas.

Lá, organizadamente, seguiram para locais pré estabelecidos. Foram para filas, com calma, respeitando a ordem de chegada, para usarem os telefones públicos e darem ou receberem notícias. Aqui, para começar, a maioria dos telefones não estariam funcionando, principalmente porque a população tem por hábito destruir os telefones públicos (não só os telefones, naturalmente). A fila não seria respeitada, sempre haveria um "esperto" querendo furar a fila. Começariam as brigas, os empurra empurra e nesse meio tempo, acabariam de destruir os telefones que milagrosamente ainda estivessem funcionando. Queimariam ônibus em protesto, saqueariam lojas de eletrodomésticos e depois, talvez morressem todos, com o produto do roubo nas mãos.

Acham que estou exagerando ? Já esqueceram a zona da serra no Rio de Janeiro? Já esqueceram o número trágico de mortos ? E as sequelas dos vivos? Já esqueceram as enchentes de Santa Catarina ? Alguém acredita que todas as vítimas daquela tragédia já receberam o auxílio do governo? Aqui em Salvador, sete torcedores que assistiam ao jogo do Bahia morreram, lembram disso? Lá na Fonte Nova, que foi demolido para dar lugar a um novo e maravilhoso estádio de futebol, visando a Copa do Mundo. A arquibancada ruiu por falta de manutenção, ninguém foi punido, a culpa foi empurrada de um para outro, resultado, acho que os torcedores são os culpados. Eles não deveriam ter ido ao estádio naquele dia. Alguns ficaram feridos, seriamente feridos. Já foram todos esquecidos.

Enquanto a região serrana contabilizava seus mortos, o Flamengo fazia uma festa para recepcionar a chegada do Ronaldinho Gaúcho. Ora, tragédia não produz lucros, nada de ficar chorando luto, um minuto de silêncio é o suficiente. Ofereçam a patuléia futebol e carnaval. Ficam anestesiados e nem pensam em reclamar de nada. Nem pensam que nada possuem , além de futebol e carnaval.

A tragédia no Rio de Janeiro poderia ter sido evitada? Talvez não, mas poderia ter sido amenizada. A ganância das construtoras, faz com que as prefeituras permitam a construção em áreas de risco. Ambos ganham. O povo sempre perde, mas ele se importa ? Não, logo vem mais um jogo, mais uma festa popular. Só sofrem os diretamente atingidos pela tragédia. Os mortos, os traumatizados, os feridos logo são esquecidos. O mais trágico ainda foi a confissão do próprio governo federal, dizendo que não estamos preparados para enfrentar essas tragédias. O governo sempre joga as Forças Armadas nesses locais onde ocorrem tais tragédias. Eles se arriscam, mas me pergunto - possuem treinamento para tais situações? Houve o aviso de perigo mas a população não foi avisada a tempo. Como os governantes não são confiáveis, se o aviso tivesse chegado a tempo, provavelmente a população não acreditaria. Pensaria ser mais um golpe !

O que os japoneses têm e nós não? Além de governantes mais eficientes, eles possuem algo muito mais importante - educação. Nós somos falhos nesse item. A nossa escola de samba receberia zero, nesse quesito. Estaríamos desclassificados.

Não sei como será o nosso futuro, quando a geração de hoje, chegar ao poder. Eles só sabem jogar vídeo game e ir a shopping. Estão sendo treinados para serem seres alienados. A escola é um fracasso e a família está mais preocupada em adquirir bens de consumo, curtirem a vida, do que com a educação dos filhos.

Há um desprezo total, por parte das escolas e das famílias com a cultura, com a educação de homens "humanos". As famílias nem conversam mais ! Esses dias, eu almoçava num restaurante no shopping e comecei a observar as pessoas (gosto muito disso). Várias famílias almoçando juntas. Os membros conversavam entre si? Claro que não, os homens assistiam um jogo qualquer na televisão, todo restaurante que se preze, ou preze seu lucro pelo menos, precisa ter um aparelho de televisão. Um não, vários. As crianças e os jovens, cada um com seu celular na mão ou aqueles jogos de mão, PSP ou similares,conectados à Internet, pois no shopping há rede wireless. As mulheres apenas comiam.

Li no jornal uma estatística que não me surpreendeu, o total desprezo da população por espaços culturais. A estatística era baiana mas ela serve para todo nosso país. Salvador é um museu à céu aberto, há maravilhas aqui ! O povo de Salvador conhece esses locais históricos? Não ! De acordo com o jornal, 45% das pessoas entrevistadas, de todas as classes sociais, têm predileção pela praia. Os museus são ignorados por 85% dos entrevistados; 65% jamais entraram num teatro; pasmem, 43% desconhecem o centro histórico; 40,7% não vão ao cinema e 43,8% nunca fizeram romaria à Igreja do Bonfim. A falta do hábito da leitura, transformam as bibliotecas em acervos desertos.

O que isso significa? Um flagrante desinteresse pela formação intelectual! Os governos não querem "homens humanos", eles querem "robots". Querem formar homens com poucas emoções, que não se comovam com tragédias, que acreditem e pratiquem aquele antigo jogo - "tudo que nosso mestre mandar, faremos todos". Simon says...... Então o que vemos ? Escolas com as mínimas condições de funcionamento, professores mal pagos, mal motivados, mal preparados- nada de ficarem ensinado as crianças a pensarem. Eles mesmos nem devem pensar muito, se forem pensar - deixam de ser professores. Há profissões mais lucrativas. Há profissões onde recebem o mesmo salário, mas não levam trabalho para fazerem em casa.

Aqui em Salvador, os botecos vivem cheios. Bebidas e petiscos a noite inteira, sem falar nessa música cada vez mais imoral. Mas os baianos não precisam se sentirem ofendidos, esse cenário, com poucas variações, se repete no Brasil inteiro. Somos um povo sem educação e sem cultura. Qualquer dia destes, amanheceremos sem História também. Tenho ou não tenho motivo para invejar os japoneses, apesar dos pesares? Minha solidariedade a população e minha dor pelos mortos.

Café?

Nenhum comentário:

Postar um comentário