Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

20 de setembro



Como gaúcha, não poderia deixar de homenagear meu Estado, no dia em que comemoramos o nosso sonho de liberdade e de justiça. De 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845, foi o período em que lutamos por nosso sonho - nos libertarmos de um governo tirânico e corrupto. É verdade que perdemos a guerra, mas não perdemos o sonho!

Esse sonho de liberdade está bem representado pelo homem montado à cavalo, olhando para a vastidão do campo, que só no infinito se encontra com o horizonte. O gaúcho acredita piamente nas palavras de seu hino: "povo que não tem virtude, acaba por ser escravo". De nada adianta "ser forte, aguerrido e bravo" se não houver virtude, caráter, vergonha na cara. Está faltando tudo isso, a grande maioria dos políticos brasileiros!

Se olharmos para nossos heróis farroupilhas, veremos que eram homens de caráter. Tinham um ideal, que era o ideal de todos. Não enriqueceram às custas de tramóias e jogos políticos ( pelo contrário), não usaram do poder que detinham para invadir a privacidade de seus oponentes. Não estimularam a luta de classes!

Só como curiosidade, em 1844, David Canabarro recebeu uma proposta de ajuda para dar continuidade a luta, do governo argentino, em troca de terras riograndenses. Canabarro não aceitou. Se fosse hoje, a parceria do "companheiro" aceitaria e ainda ofereceriam até o Paraná, por uma quantia maior.

Tenho pensado que o Rio Grande do Sul, não precisa do companheiro Lula e não precisa do Tarso Genro (e nem merece) !

Tenho pensado seriamente em acalentar o ideal separatista! Isso é crime federal? Há dois pesos e duas medidas? O grande "companheiro" não disse que o DEM deve ser extinto (nem gosto desse partido, associo ao ACM)? Ele acusa certas revistas de terem candidatos e afirma que vai acabar com elas. Isso pode? Só podemos bater palmas para ele e sua troupe? Incita a luta de classes, afirmando que a "elite dominante" e os homens "de olhos azuis" são culpados por todas as nossas desgraças. Tênis é jogo de burguês ,pobre tem que jogar futebol! Essas declarações, são apenas uma rápida amostragem de todas minhas queixas contra o "companheiro". Não são crimes as falas do "companheiro"? Não são discriminatórias essas falas do "companheiro"?

Se ele pode ignorar a nossa Constituição, o Judiciário, a ética, nós todos podemos, ou não? Afinal estamos em uma democracia ou numa lulacracia? O exemplo não deve vir de cima?

Hoje, minha homenagem é para nossos heróis farroupilhas:"Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Davi Canabarro, Afonso José de Almeida Corte Real, Teixeira Nunes, Vicente Ferrer de Almeida, José Mariano de Mattos, aos lanceiros negros (nossos heróis pouco lembrados),os italianos carbonários refugiados, o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além de Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália .


Um chimarrão? Prefiro café !

Café?


4 comentários:

  1. Boa, Tariza!

    Gostei do texto. Mas quanto a minha opinião sobre o movimento separatista... Creio que o RS não é mais auto-sustentável quanto "achávamos" que fosse, até uns 30 anos atrás. Segundo pesquisas socio-econômicas, o RS estagnou-se no tempo desde o final dos anos 80.

    Todavia, como sou contra tudo e todos: VIVA A REVOLUÇÃO!!! rsrsrs
    Henrique Madeira

    ResponderExcluir
  2. Henrique já tenho tudo organizado! Que pena que não posso dizer que quero uma REVOLUÇÃO BRANCA (posso ser processada por racismo), sou pacifista! Mas vamos nos cotizar, chegar em Brasília e dizer que queremos comprar aquele pedacinho de terra, em formato de coração, com uma péssima vizinhança, mas de grande valor sentimental. Alguém vende!
    Houve um tempo em que acreditava em Papai Noel,hoje acredito só na VEJA e sei que ela tem lá seus motivos para agir assim. Essa revista me parece um cão de caça, fareja, levanta a caça, mas os caçadores são péssimos atiradores (posso ser processada por uma ONG qualquer de proteção aos animais).
    Vou postar meu plano separatista...rsrs Aguarde!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma aliada ao MOVIMENTO SEPARATISTA!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sabe amiga, ando reavaliando minha posição. O poder corrompe! Juntava uns trocos para comprar o Rio Grande do Sul , cheia de boas intenções quando, repentinamente, comecei a cobiçar Santa Catarina. Que tal transformá-la em nosso local de veraneio ? As nossas praias são tão frias !São Joaquim seria ideal para uma estação de inverno e eu adoro a Serra do Rio do Rastro!
    Então, acho que vou continuar fazendo muito barulho, pois acredito num pensamento de Martin Luther King:"O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons"
    Vamos fazer barulho!
    Um abração.

    ResponderExcluir