Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 18 de setembro de 2010

sobre o desamor


Tarde preguiçosa, nada interessante para fazer, me deu uma malemolência (estava ansiosa para usar essa palavra), comecei a ouvir música e a divagar, com o pensamento lá numa amiga, muito querida, vivendo um momento difícil!

Sobre o amor e o desamor, sobre a paixão
Sobre ficar, sobre desejar, como saber te amar?

Então, tanto já se falou e continuamos a falar sobre o amor ! Mas afinal, o que é mesmo o amor? É paixão, é desejo ou é um querer bem intenso? Ou os três ao mesmo tempo? Ou quem sabe algo bem diferente? Se fizermos uma pesquisa, tenho certeza que receberemos respostas diversas, pois cada um tem sua própria visão do amor.

O amor é muitas vezes representado por um anjo menino, loiro, gordinho, a cara da inocência! Mas o amor não é inocente, no amor sempre tem alguém que é culpado ! O amor pode ser traiçoeiro, causar dor, sofrimento, quando acontece o desamor! Amar dá um trabalho danado! Como saber amar?

O amor é perigoso ! Ele nos invade, sem aviso algum . Não adianta ficar procurando por ele. Aparece quando quer. Quem sabe sempre esteve escrito nas estrelas, mas nós não conseguimos ler, lá, tão longe!

Nos prega cada peça! Ele não tem normas, então não sabemos como evitar as complexidades das relações amorosas. Olhe a "Quadrilha" de Drummond de Andrade , puro desamor ou desencontro amoroso.

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.

Lili não sofria, ela não amava ninguém ! Será verdade? Lembrei de uma música - Monte Castelo-

Ainda que eu falasse a língua do homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.(Legião Urbana)

Seguindo a linha de raciocínio dos versos, Lili não era nada ou ninguém? Pobre Lili, sem nenhum amor! Lembrei da bêbada, lá de Brasília, que gritava na noite, querendo um amor, um amor qualquer, não precisava ser nada especial. Ela gritava desesperada: "Não há homens em Brasília?"

Para as mulheres , é muito difícil viver sem um amor! Mesmo um amor qualquer. Mas como amar? Ninguém pode amar sozinha, amor implica em par, são duas pessoas, dois corações, que precisam estar em sintonia. Como convencer o outro coração , de que ele precisa bater no mesmo ritmo , se ele se mostrar indiferente? É muito difícil ! Ou ele bate ou não bate, é simples assim, o difícil é aceitar ! São muitos os porquês. Complicado demais essa história de amar. Talvez a Lili , por não amar ninguém, até seja a mais feliz.

O meu querer é complicado demais,
Quero o que não se pode explicar aos normais.
Sobre o porquê de tantos porquês,
E responder
Entre a razão e a emoção eu escolhi você! (Catedral)

A maioria das mulheres, quando amam, são pura emoção e colocam de lado toda a razão. Muitas, fazem a escolha errada e são obrigadas a conviverem com a desilusão. Mas não existem regras para a escolha certa ! O amor acontece. Aquele menino, loiro, gordinho, tão puro e inocente, pode se transformar num monstro qualquer, devorador de almas e de esperança. Elas sofrem. Elas não conseguem deixar de amar, de desamar, de uma hora para outra. Aliás, ela cultivam, com um certo carinho, num sentimento masoquista, esse amor perdido. Não há como negar,no entanto, que mesmo o amor que não deu certo, valeu a pena ! Mas o amor não é um jogo, quando se transforma em jogo, pode ser uma roleta russa. Ninguém tem o direito de brincar com o sentimento dos outros.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer. (Legião Urbana)

Quando uma mulher ama, ela fica cega , surda e desorientada! Ela não percebe o momento que os corações começam a bater em ritmo diferente. Ela continua a ouvir o tic tac do outro coração, mesmo tempo depois, quando ele já nem bate mais por ela. Desperdício de sentimento. É difícil uma mulher deixar de amar. Sempre são os homens que silenciam as horas do relógio do amor. São eles que calam o badalar das horas. A mulher custa a perceber o silêncio. Quando se dá conta que só restou o silêncio, é tarde demais para qualquer mudança. Elas então choram, se desesperam, rasgam as roupas, apagam o sol e passam a viver numa noite eterna!

Minha amiga linda, não permita que alguém pare de marcar sua horas ! Aproveite essa noite tenebrosa, aproveite esse silêncio ao seu redor, para renascer. Quem sabe se a noite eterna chegou e o silêncio lhe envolveu, para que possa perceber o recém nascido bater, de um novo coração? Sou muito sincera quando afirmo, melhor sofrer por um amor perdido do que nunca ter amado!

Minha música, hoje, é para você!

Café?






Nenhum comentário:

Postar um comentário