Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

sombra e luz



Eu sei, pode ser que você não acredite, mas como Shakespeare já disse "há mais coisas entre o céu e a terra". Se não acredita, espere acontecer para você ! Aí, me dará razão. É a mais pura verdade (exagerada)!

No meu sótão mora uma alma atormentada ! Não é penada, há diferenças fundamentais entre esses dois tipos de almas!

Um belo dia, repentinamente, ela apareceu na minha vida. Desceu os degraus do sótão dançando, fazendo evoluções como se fosse uma porta-estandarte de escola de samba. Era tão linda , meiga, um sorriso maroto nos lábios. Parou na minha frente e começou a fazer alguns passos de dança. "Plié",esticou, dizia ela e executava o "plié". Ela comandava e realizava o exercício,"primeira posição, segunda posição, terceira posição". Virou-se para mim e perguntou:
-Reconheces? Como eu odiava as aulas de ballet! Assim como surgiu, desapareceu.

Nem respondi! Não houve tempo ! Não sabia de onde ela havia surgido, não sabia quem era. Confesso que havia ouvido alguns ruídos no sótão, mas não dei muita importância. Agora começava a compreender os barulhos! Fiquei sem reação e sem saber muito bem o que havia acontecido.

Quando eu quase já havia esquecido aquela estranha aparição, ela reaparece. Antes de vê-la, percebi seus ruídos no sótão. Minha "inquilina" parecia estar trocando os móveis de lugar ou destruindo tudo! Depois de alguns momentos de calmaria, ouvi soluços, como se ela estivesse chorando. Angustiada, não sabia o que fazer ! Só olhava ,aflita, para a porta do sótão.

Desceu os degraus, arrastando-se, como se carregasse um fardo, dez vezes maior do que ela! Sentou -se no degrau e começou a falar. No seu rosto eu podia ver toda a tristeza do mundo! Pouco a pouco, fui envolvida pela densa névoa da tristeza opressiva , que pairava ao redor dela e, alastrava-se por toda a sala. Sufocante, é a palavra certa !

Com uma voz monótona, começa a me contar sua história. Fora condenada a armazenar dentro dela, todos os questionamentos, as dúvidas, as incertezas, as angustias, os sofrimentos, os desenganos ,as desperanças que assombram o ser humano. Mas só os excessos. Tudo o que fosse excessivo para o homem, tudo o que ele não pudesse carregar, era repassado a ela. Ela sofre por todos, aliviando assim, a carga de cada um.

Afirmou que a cada um de nós é dada a vida que temos de levar (não disse quem deu) e a cada um de nós é imposta uma tarefa (sem opção de escolha) a qual não buscamos, mas da qual temos de nos desincumbir. A dela é essa!

Enquanto fala de sua missão, chora, as lágrimas escorrem de seus olhos , quase formando um lago no chão. Um choro tão triste, um lamento aflitivo. Sinto toda a dor dela! Depois que desabafou, voltou para o sótão e antes de desaparecer me disse:
- Deixe me em paz ! E o silêncio reinou. Nenhum ruído!

Meio atônita, pensei cá comigo, o que aconteceu não aconteceu! É fruto da minha imaginação! Esqueça, ordenei a mim mesma. Mas sabia, que não estava imaginando. Ela existe, e mora no meu sótão.

Ela é uma alma tão instável quanto as ondas do mar. Outro dia, num piscar de olhos ela reapareceu. Surgiu transformada, chegou bailando, fazendo evoluções no ar! Um aspecto tão sedutor quanto perigoso, ao mesmo tempo.

Eu já disse que essa alma é feminina ? Pois é e muito vaidosa, nessa outra performance que costuma apresentar. Dançado graciosa, parou na frente do espelho. Me ignorou enquanto arrumava os cabelos com as mãos. Ficou contemplando seu rosto, que é lindo, parece um anjo! analisava cada detalhe, um por um.

Num tom provocativo, de quem quer brigar, comentou: "Estou cheia de rugas ! Cada uma delas representa as derrotas que acumulei ao longo da vida!" Hoje eu já a conheço melhor e sei que jamais se refere as conquistas ou as vitórias , só as perdas.

Não a contestei (o que fiz bem, ela odeia ser contestada), mas pensei :"Será que ela não sabe que alma não tem rugas?"

Sai da frente do espelho, com um olhar provocativo, começa a fazer mil questionamentos sobre os propósitos e objetivos da vida. Todos meus argumentos, um a um, ela vai desmanchando. Não obtendo as respostas que queria, me olha séria e naqueles olhos verdes, vejo toda a fúria do mundo!

Como se tivesse ocorrido uma explosão, como se uma comporta tivesse se rompido, sai furiosa, leva pela frente tudo o que encontra, e vai se refugiar no sótão. Lá, chora até a exaustão, as lágrimas a acalmam.

Aprendi a me preocupar com esse retiro voluntário, nunca sei como virá dele! A única certeza que tenho é que voltará com os mesmos questionamentos e não terei as respostas certas para dar, mais uma vez. Eu sei que todas as respostas estão dentro dela mesma, eu é que nunca consegui acessar para poder ajudar minha alma atormentada. Não descobri, ainda, a senha para fazer o "login".

Com nossa convivência, aprendi que ela é também um anjo, que guarda dentro de si todas as feias dores do mundo e todo o sofrimento da humanidade, como ela já afirmara. Há momentos porém, que essa dor é tão grande, que até para um anjo é demais, aí ocorre a explosão.

Depois que ela subiu,, depois que nenhuma barulho podia ser ouvido, resolvi espiar minha alma atormentada. Queria muito saber o que ela fazia lá em cima.

Ela dorme! É comovente observar esse momento de calma e equilíbrio. Ela é um lindo anjo loiro! No sono ela recupera suas energias para poder continuar sua trajetória.

Ela que é feita de sombra e luz, quando acorda, depois da explosão, se transforma só em luz. Não posso deixar de pensar, no entanto, na terrível sensação de perda e desperdício nos momentos em que ela é sombra.


Resta me a certeza de que se a ela foi dada essa tarefa, com certeza recebeu também a força necessária para para dela se desincumbir. Essa mesma força a levará até a redenção, anulando assim a maldição!

Café?







2 comentários:

  1. Olá, Tariza!

    Concordo que todos temos uma missão; que estamos aqui devido a algum propósito.
    Ao meu ver, "Acaso" é apenas uma palavra para classificarmos fatores intrínsecos e matafísicos da existência que nossa ignorância desconhece resposta.

    Já que pode-se analisar o texto como metáfora ou manifestação extrafísica, pergunto-lhe: Isso aconteceu, de fato?

    ResponderExcluir
  2. Olá Henrique e Greice!

    Vou usar Hamlet para responder ...rsrsr

    "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia".Ato I - Cena V

    ResponderExcluir