Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de agosto de 2010

fidelidade


Não gosto de futebol, não entendo muito de futebol, aliás, só sei quando é gol e escanteio, mas sou fascinada pelo torcida do Corinthians. O que é a força e a energia de um time de futebol !

Os torcedores corintianos são classificados como maloqueiros, pobres, arruaceiros, marginais e mil outros "adjetivos" nada agradáveis. Agora mesmo, o Maurício de Souza, para homenagear o Corinthians, pelo seu centenário, escolhe logo o Cascão, como já diz o nome - um sujo.

Quem já não ouviu a piada , de que não existe corintiano bem sucedido? Ai está o Lula para desmentir essa afirmação. Corintiano com direito a passaporte e tudo , Lula , de acordo com as pesquisas, irá eleger sua sucessora. Uma mulher que ninguém sabe muito bem quem é. Uma boneca playmobil, criada pelo Lula e repaginada pelos marqueteiros. Ela, quando não está sendo monitorada, diz maravilhas, tipo : "Quando os nordestinos vieram para o Brasil". Acho que ela se referia a São Paulo ! Bom, deve ter conquistado alguns votos com essa fala, há muitos que gostariam de se livrar dos nordestinos. Há ou não corintiano bem sucedido?

E essa história do Morumbi ser vetado e repentinamente, após cem anos sem estádio o Corinthians vai ganhar um estádio! Esse estádio vai salvar São Paulo do vexame de não poder sediar a Copa de 2014! Assim, do nada? Mercadante vai mal nas pesquisas ( embora essas "pesquisas" me pareçam algo meio alienígena, nunca ninguém viu um ET e eu nunca vi um pesquisador)! Boa jogada política ! Pelo que tenho observado, milhões de brasileiros parecem piolhos, andam sempre pela cabeça dos outros !

Mas não a torcida corintiana, como eles sempre gritam: "Sou louco por ti Corinthians" ! a eles só interessa o Timão!

Aqui tem um bando de louco
Louco por ti Corinthians!
Aqueles que acham que é pouco
Eu vivo por ti Corinthians!
Eu canto até ficar rouco
Eu canto pra te empurrar
Vamo, Vamo meu Timão
Vamo meu Timão, não pára de Lutar!

Preciso dizer que já vi a polícia de choque em ação. Do segundo andar de um edifício, longe da turba e longe da polícia. Eles são assustadores, desde a postura que assumem atrás dos escudos até o momento que avançam, batendo nos escudos , eram no máximo trinta policiais para conterem mais de duzentas pessoas. Confesso que fiquei congelada ! Não quis olhar o desenvolvimento do que acontecia lá embaixo. Odeio violência ! Pois bem, já estive no meio da torcida do Corinthians e não fiquei com medo e em segurança.

Estava no aeroporto em Guarulhos esperando a hora de embarcar e meu voo atrasado. Comecei a caminhar pelo saguão, pois gosto muito de observar as pessoas. Ouvi uns gritos, quando me virei para saber o que estava acontecendo, fui envolvida por uma avalanche de corintianos ! Cada vez chegavam mais e eu bem no meio deles. Eram todos rapazes, com aquelas roupas estranhas e aparência agressiva . Eram os Gaviões da Fiel. Eles pulavam e cantavam o tempo todo. Provocavam os outros times com gritos agressivos e cheios de palavrões. Ficam tão focados no objetivo deles, que era recepcionar um jogador que chegava (apenas um jogador, não era nem o time inteiro) que nem me viram! Quando um grupo percebeu minha presença, compreenderam que eu não pertencia ao grupo, é óbvio. Abriram espaço para eu sair, me conduziram até eu ficar fora do grupo deles. Com o respeito que fui tratada, ganharam minha admiração. Tudo o que eu ouvia sobre eles, tive a certeza naquele momento, era provocado mais pelo preconceito e rivalidade do que qualquer outra coisa. Marginais existem em todos lugares !

A partir desse dia, passei a observar as torcidas, não os jogos. Nenhuma se iguala a do Corinthians. Quando o "timão" entra em campo, há um êxtase coletivo! Quando eles cantam a explosão é coletiva e quando gritam gol é um orgasmo coletivo. Impressionante! Além disso o amor deles pelo clube é incondicional, tanto faz primeira ou segunda divisão ! Tanto faz ganhar ou perder, o amor continua o mesmo.

Mais interessante ainda é a força de penetração desse time no imaginário dos torcedores de outros clubes. Todos se unem para xingar o Corinthians! Deve ser ciúmes ou inveja !

Mas cá entre nós, já imaginou essa torcida gritando, em uníssono , num grito explosivo, pedindo mais educação, mais saúde, mais segurança, mais transparência, mais honestidade, mais respeito, mais ética e mais justiça aos governantes? Seriam imbatíveis !

Que pena que eles são como os elefantes, desconhecem a força que possuem !

Café?













Nenhum comentário:

Postar um comentário