Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

chau esclavito, hola favelinho




Ora, ora, andei me redescobrindo ! Descobri que tenho algum "toque" de argentino! Eles, assim como eu, vivem reclamando. Fazem protesto para tudo ! Já andava desconfiada que eu era uma anarquista "não militante" pois eu e meu super ego sempre pensamos que "se hay gobierno, soy contra" e não há nada de utópico ou infantil nisso. É posicionamento político mesmo. O problema não sou eu, é o governo . Sou nacionalista! No sentido de amar profundamente meu país, sem me preocupar em ser politicamente correta, olhem bem, nada de misturar alhos com bugalhos!

Mas os argentinos me ganham! Estive no Planetário em Buenos Aires, "mira" a programação da tarde :Duzentos anos da Terra! Poxa, a terra tem mais de duzentos anos, mas fui conferir o que eles queria dizer com isso! Surpresa ! Eles se referiam ao bicentenário da Argentina Em 25 de maio de 2010 a Argentina comemorou o 200 º aniversário da revolução que abriu o caminho para a independência. "A chamada Revolução de Maio foi um processo histórico que resultou na ruptura dos laços coloniais com a Espanha em 1810 e permitiu que o caminho para a independência, em 9 de julho de 1816". Até ai tudo bem, mas chamar a Argentina de "Terra", ignorando o resto do mundo, há diferença. Lindo o trabalho apresentado! Quase fico em posição de sentido e canto o hino nacional deles, mesmo sem saber ou começo a gritar "Evita, Evita"

Quando saio do Planetário, passo por uma banca de jornal (viciada em jornal) e compro dois, cujas manchetes me chamaram atenção. Antes não tivesse comprado os jornais. Acabou meu amor pelos argentinos! Um absurdo! O título e a gravura reproduzo acima ! Observem o texto :

"La nostalgia ya empieza a apoderarse da los aficionados al fútbol, pero la Fifa y los diseñadores da la gran familia del fútbol no tienen tiempo para mirar atrás. "Esclavito es un recuerdo hermoso pero ya fue. A hora llegó la hora de pensar en lo que viene, en el futuro. Y el futuro también es negro, pero distinto. El futuro es Favelinho", explican los austríacos que están a cargo del departamento de Mascotas de Mundiales de la federación dirigida por el suizo Blatter."Soñábanos con um icono que fuera universalmente reconocible, que reprensentara la lucha del hombre por superar la adversidad y el amor por el más hermoso de los deportes, que sintetizara con una imagen que valiera mil palabras todas las potencialidades del brasil y que a su vez fuera, como Esclavito, otro negro de mierda", explicaron. Lo cierto es que Esclavito, ahora es liberto. Y que Favelito tiene un espiritu más, digamos, beligerante. "Esclavito simbolizaba al negro bueno y humilde que se conformaba con un mendrugo de su amo; Favelito,en cambio, expresa la rebelion del oscuro que está disouesto a violar, matar y mutilar al prójimo con tal de quedarse con sus pertenecias y ascender, asi, en la escala social". el rostro de favelinho está inspirado en el de Cacau, el brasileño que juega para la Selección Alemana".

Tudo bem que esse é um jornal de "mierda" também . Na capa há a advertência:"No toda la información aqui publicada ha sido debidamente chequeada. Ley 23.444".

No meu ponto de vista, o título, a gravura e o texto são de extremo mau gosto, deselegantes,racistas e preconceituosos. Sabemos bem, que entre alguns leitores desse jornaleco, haverão os que divulgarão essa imagem dos brasileiros e pior ainda, acreditarão nela! Mas acredito também ser uma parcela infima, que pensa assim. Gostei muito da fibra de alguns deles, na luta por seus direitos! Então , vamos ser maiores (como o somos) e não julgar toda uma nação por meia dúzia de imbecis !

Me perdoem por algum erro no espanhol, não sei escrever nessa língua, só copiei e meu corretor de texto é tão engraçadinho, que aposto que escreve farmácia com ph!

Café?



6 comentários:

  1. Minha cara Tariza, há três coisas levo como máxima dessa vida:

    1 - "Aconteça o que acontecer: FIQUE SEMPRE DE CALÇAS"

    2 - A frase do Capitão Rodrigo:"Não interessa se eles estão com a razão! Governo é governo! Além do mais, é mais divertido ser do contra!!!"

    3 - Argentinos não são seres humanos. Apenas uma classe intermediária entre nós e os Neandertais.

    Como estou profundo hoje, não? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Rapaz! Juro que quando cheguei quis gritar "Maradona maricon" mas como cheguei para "ocupar" e ainda não para "invadir", plagiei sem vergonha nenhuma o Capitão Rodrigo e apenas gritei:"Buenas e me espalho, nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho", mas a voz não saiu ..rsrsrs

    Quanto a sua profundeza, lembrei disto: "O homem, na ânsia de sugerir toda a profundidade do seu “eu” abissal,
    elege a linguagem como porta-voz de seus sentimentos e de suas idéias" - curiosa demais com seu livro !

    ResponderExcluir
  3. Viva Tânia,

    Espero que o passeio tenha sido divertido e enriquecedor. Buenos Aires é uma cidade fantástica! Quanto as más linguas, estou de acordo com Epicteto quando diz: "As pessoas não se perturbam com as coisas, mas com a forma como vêem as coisas" e eu vejo o preconceito, a violência e o mau gosto como sinal de fraqueza. Pois se deselegante é fácil, mas ser gentil, ter respeito por todos e por tudo apesar de não concordar com tudo, isto sim é sinal de grandeza. Portanto passaste na prova amiga. Conseguiste chegar e sair da Argentina sem chamar nomes ao Maradona kkk. Um grande abraço minha linda :)

    ResponderExcluir
  4. Amiga Luciana, adorei Buenos Aires , ela tem minha "cara". Adoro a sofisticação,livrarias em todos as quadras, cafés (ah os cafés!),as pessoas lendo em todos os locais, o respeito às leis do trânsito , seu nacionalismo, o respeito aos seus ídolos, as filas nos guichês dos teatros às 10 horas da manhã, seus museus, enfim, tudo! Uma pena que lá só tenha argentinos e tango ...rsrs
    Falando sério, ou eles não são "bestas" ou sou "besta" igual a eles - me senti em casa e fui muito bem tratada.

    ResponderExcluir
  5. você viu isso no barcelona? é um jornal de sátira..e na sátira, tudo é permitido. as declarações dos austriacos são fictícias.

    http://encyclopediadramatica.com/Brazil

    ResponderExcluir
  6. Discordo Daniel! Não acho a menor graça em piadas racistas. Sabia que é um jornal só de sátiras, tanto que coloquei a observação do próprio jornal.
    A única coisa que gostei nele foi a instituição do "Dia del Hijo de Puta" em homenagem ao Videla. O difícil aqui será escolher o patrono de tal dia.
    Um abraço .

    ResponderExcluir