Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

qual a idade?


Pois é, a idade é a marca da passagem do nosso tempo pela terra ( o nosso contador de visita). No entanto, ela na verdade significa o quê? Que a cada ano ficamos mais velhos? Mais sábios? Mais responsáveis? Mais tolos? Apenas mais vividos ou nenhuma das opções?

Ora, como já afirmei antes, sou aquela com o passo errado no pelotão. A idade nunca me preocupou. Eu fui vivendo, etapa por etapa, sem me preocupar com o que estava logo adiante. Adoro surpresas !

Senti que estava ficando mais sábia? Em nenhum momento. Sempre a mesma, só que com mais experiência. Mais tola? De forma alguma, mais esperta, isso sim. Mais responsável ? Nem sempre . Mais velha? Com certeza.

Mas sabe como descobri? Um dia fui ao correio enviar uma correspondência, um funcionário jovem, gentilmente me alertou que se eu entrasse na outra fila, seria atendida com maior rapidez. Olhei para o cartaz e não conseguia me encaixar. Lá estava escrito : gestantes (não era meu caso), mulheres com crianças no colo (também não), deficiente (acho que não) então sobrou a última opção - idosos !

Levei um susto ! Então era assim que ele me via? Que problema ! Fui para a fila! Que desgraça !
Nenhuma fila de idoso anda rápido! Em lugar algum. Eles ficam lá, parados, esperando , pacientemente, sem pressa alguma, para nada. Só ouvia falarem sobre filhos, netos, doenças, troca de informação de remédio , pensão, abandono, mágoas. Perdi a paciência com eles! Sai da fila e logo fui atendida. Gente jovem tem pressa! Estão sempre com pressa ! Com tanta pressa que as vezes esquecem de viver e um dia, irão parar naquela fila de pessoas que tem todo o tempo do mundo, e ninguém para conversar.

Resolvi fazer hidroginástica pois as academias estão cheias de pessoas jovens, magras e bonitas, definitivamente, não seria meu espaço. Não fiquei uma semana. Adoro nadar, mas perdi a paciência com a professora (para começar) e logo com meus "amiguinhos". Meus colegas só reclamavam e ainda havia as que rezavam ! A professora tratava a todos como se fossem crianças de 4 a 5 anos.

Dessas minhas experiências, tirei grandes conclusões !

Primeiro - você não se dá conta, não percebe que envelheceu, principalmente se for uma pessoa saudável (essa foi a maior de todas);

Segundo - os familiares não estão tendo o respeito devido e nem paciência com aqueles que os criaram ,e que agora não recebem nada de volta, nem um tempinho para ouvir suas histórias;

Terceiro - nunca frequente uma academia onde a professora é retardada, ela irá tratá-lo como se fosse ela;

Quarto - os jovens não são nem um pouco mais espertos, apenas mais jovens, pois não conseguem perceber que aquela fila será o lugar deles um dia , se escaparem das drogas, dos acidentes de carro, das balas perdidas, e outros reveses. Quando eles me chamam de "minha tia" (traduzindo = velha) eu logo rebato: -"Sou irmã do seu pai ou da sua mãe? Não? Então não me chame de tia, aceito ser chamada de "senhora". Adoro gente jovem, os pais é que andam se comportando como a professora de natação!

Quinto - os pais não estão sabendo criar seus filhos, os valores morais, comportamento e convívio social, respeito, honestidade, estão em baixa. "Cool' mesmo é o filho não dizer pai e sim "velho", "coroa", chamar pelo nome e outras coisitas mais. Tenho pena dos filhos! Democracia é bom, também gosto, mas pai é pai e estamos conversados. Há uma palavra importante chamada -LIMITE.

Pois é, depois da minha experiência com a fila, a professora de natação e o "minha tia" fui para a frente do espelho e comecei a me examinar. Nossa! Nem me reconhecia mais. Olhei, pensei, pensei, e sabe da maior? Não cheguei a lugar algum, então tomei uma sábia decisão (fui sábia, nesse momento) - que se danem, deixa eu viver a minha vida ! Pronto, esqueci a idade.

Dias depois, leio a mensagem abaixo, no messenger de um amigo :

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos tem? Confúcio.

Você já parou para pensar sobre isso?

Ora essa, gostei dessa. Eu tenho a idade que eu quero e quando quero. Posso ter 60,50 40 ou 30, mas juro que às vezes me comporto com se tivesse 12.

O DNA(data de aniversário adiantada), como diz minha amiga bióloga, não interfere, o desejo de viver plenamente e ser feliz, sim. A próxima jogada depende só de você.

Carpe diem!

Café?


Nenhum comentário:

Postar um comentário