Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 22 de maio de 2010

o dinheiro


Gosto de coisas simples ! Nunca fui apegada a coisas materiais , nem de jóias nunca gostei. Nem aliança eu usava , roubaram as nossas num hotel e não compramos outras. Não que deixe de apreciar nos outros, claro que aprecio. Mas elas devem ser usadas com moderação pois podem causar o efeito "árvore de natal".

Olha do que me lembrei agora ( adoro esses flashes)! Sou do tempo em que se estudava Literatura Latina e Grega no Curso de Letras, lá na saudosa UCPEL, a Católica de Pelotas. Nunca esqueci de um texto em latim (imaginem) que falava sobre a mulher de Caio Graco. Ela era descrita como uma mulher cheia de virtudes e um dia, questionada sobre o motivo pelo qual não usava jóias (já eram sinal de status naquela época),sendo esposa de um homem tão importante, ela simplesmente apontou para a filha e disse, que ela era a sua jóia mais valiosa, não precisava de outras!

Conheci alguém que para realçar o estilo "perua" usava além de quilos de ouro, meias vermelhas com sapatos vermelhos ou meias roxas com sapatos roxos. Muito diferente da mulher de Caio Graco. Foi quando realmente compreendi o termo "perua". Mas cá entre nós, elegância é uma qualidade que nem todos possuem. Há pessoas que são naturalmente elegantes, outras se esforçam e há as que nunca conseguem.

Mas não é sobre "peruas" e jóias que quero falar. Foi apenas mais um dos meus devaneios. Vou voltar ao tema de ser e ter. O conflito entre o ser e ter só se estabelece quando a pessoa deixa de ser para valorizar somente o ter. O desejo de ter é construtivo ! É natural que a pessoa deseje sempre ir em frente. Mas esse desejo não pode acabar com o ser dela.

Ontem, vi uma pessoa ficar tão frustrada, tão agressiva, por ter que adiar um desejo de ter, que fiquei profundamente triste. Por ela! Ninguém pode ou deve acreditar que qualquer bem material a fará mais feliz. A felicidade está dentro de nós e não em ações que eu possa comprar (elas estão em queda, medo do problema grego).

Acho normal uma pessoa desejar ter uma casa melhor,um carro melhor,um emprego melhor, um salário melhor, um marido melhor. São desejos normais, mas quando esses desejos extrapolam, quando a fazem esquecer de todas as conquistas anteriores, é que aparece o problema, surge a anormalidade. Surge a frustração e chega na infelicidade.

Não sou apegada a "coisas", mas tenho meus sonhos. Sonho em um dia poder ir a Irlanda ! Sou apaixonada pela Irlanda ! Não consegui ainda ! Sonho em viver em paz e que o mundo seja um lugar agradável e tranquilo (será que conseguirei?) Sonho com uma range rover, sei que jamais a conseguirei. Sabem o preço dela? Pois eu que nem reconheço modelo de carro, vi uma e me apaixonei. Vou ficar frustrada por isso? Vou me sentir infeliz? Vou esquecer de viver bem com todas as coisas maravilhosas que já conquistei? Com certeza que não. Todos os meus sonhos continuaram classificados como sonhos e eles poderão se realizarem ou não ( a rover eu sei que não, que pena!). Mas eu vou continuar tentando ser feliz. Eu sou feliz !

Mas adoraria ter uma mala cheia de dinheiro, igual aos deputados e senadores. Viu que coisa linda eles conseguiram fazer com a " ficha limpa"? Ficou bom demais - pra eles! Quem manda o povo ser ovelha !

Uma música que eu adoro, para espantar as coisas ruins. Essa música vai para minha sobrinha, um anjo lindo chamado Thais.

Café?


Nenhum comentário:

Postar um comentário