Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

la amistad


Pois é, talvez você não entenda nada olhando a gravura ilustrativa e o título do post. Mas calma, logo você compreenderá!

Errou se pensou que eu iria falar sobre o filme do Spielberger, La Amistad. Lembram dele? Nem tão pouco falarei sobre ópera ! Não teria tal ousadia, considerando que não gosto de ópera!

Vou escrever sobre a amizade. Eu sei, eu sei que amizade, no mundo de hoje, é uma palavra meio complicada de se usar. As pessoas andam tão individualistas, egoístas, ocupadas, sem tempo para fazerem amigos .

Aposto que ela vai falar sobre cães ( você poderia pensar)! Não são eles os melhores amigos dos homens? Que nada, embora mais de vinte cães façam parte da vida da pessoa sobre quem vou falar! Ela é meio , sei lá! Gosta de cães e de gente.

Não esqueço do General Figueiredo que preferia o cheiro dos cavalos aos dos homens, mas ele era da cavalaria, é compreensível. Rui Barbosa, de tanto ver triunfar as nulidades ( e ele nem conheceu o Lula) o mau caráter das pessoas, preferia os cães. Eu gosto de gente ! Não gosto de cães e nem de cavalos, aliás, até gosto, bem longe de mim.

Hoje dedico este post a uma "gente" de verdade ! GENTE, bem assim, toda maiúscula. Ela tem muito de Irmã Dulce, outro tanto de Madre Teresa de Calcutá e dá uma passadinha pelo Gandhi também, com uma diferença, ela fala muitos palavrões ! Calma, já explico !

Por exemplo, me chama de "bixo" pois diferencia "bixo' de bicho. Às vezes sou "drosófila", aquela mosca chatinha das frutas ,quando não diz coisa pior. Pior sim, pois aquelas palavras específicas da área da biologia, soam aos meus ouvidos como palavrões. Mas ela é uma pessoa magnífica (acho que vou mudar o adjetivo, esse magnífica me recorda uma certa ameba) e uma amiga como ela é raro encontrar !
Ela é muito técnica (ou tecnicista como a chamaram uma vez) nem imaginei que passaria pelo meu blog, mas ela esteve aqui!

No trabalho, sempre foi uma "workloolic"! Mas mesmo sendo viciada no trabalho, jamais deixou de abrir um espaço, na sua atribulada agenda, para bancar a psicóloga, a conselheira, a ouvinte e até mesmo o "caixa" das pessoas que vivem ao seu redor.

No pior momento da minha vida, os filhos morando longe, quem você pensa que eu chamei? Ela.
Quando a tragédia desabou na minha cabeça, quem me confortou? Ela. Quem assumiu a responsabilidade por todas as formalidades, que deveriam ser da família ? Ela. Quando meus filhos chegaram quem os confortou? Ela, é claro!

Apresento minha amiga Carmen, bióloga por formação, a vocês. Apesar desse nome espanhol é de uma família oriunda lá da longínqua Bavária . Como todas as mulheres daquela região, é uma doceira de mão cheia. Faz a melhor Apfelstrudel que já comi! O que tem de talentosa com as tortas, tem de desastrosa com os trabalhos manuais. Um dia, observando seu "lindo artesanato" ( horrorosos panos de secar prato , com uma barra que ela chamava de croché) aconselhei como amiga - desista - ou continue e ofereça de Natal a cada inimigo seu, para estragar a festa deles. Mas ela não tem inimigos ! Ontem, recebi um longo texto dela, falando sobre meu blog. Nem sabia que ela se interessava por ele. Sem autorização dela, vou reproduzir, parte do texto.

Querida Amiga Orquídea (De Drosophila melanogaster para Orquídea tem diferenças, está última é Epífita, “ vive sobre outras”rsrsrsrsrsrsr

Ousar e..... Voar é uma bela e muito culta forma de passar o tempo. Ao ler tuas palavras parecia estar muito perto de ti e da tua forma peculiar de ser. Em cada parágrafo a tua presença ia ficando mais próxima de mim, cheguei até ver a tua face irônica e picante quando escrevestes sobre a relação entre sexo e hipertensão arterial. Ah, como ri com o remédio! Ainda queres escolher a embalagem! Nada mal o teu remédio! Foi uma forma muito inteligente e cômica de se referir ao comentário do senhor ministro.

Mas, tem mais, tuas raízes são aéreas, mas nem tanto, pela saudade que sentes do Rio Grande do Sul. Mas o pior é que embora Cruzcredo Alta, onde residistes muitos anos, sem querer, prendeu sim algumas das tuas raízes na terra ,porque onde a gente tem muitos amigos fica um pouco da gente lá. Veja também o que é o tamanho da saudade, até Porto Alegre fica mais bonita que Salvador! Cá para nós, põe saudade nisso!"


Há momentos que o silencio fala mais que palavras! Me sinto muito feliz por ter ela e outras do mesmo quilate, como amigas.

Esqueci, o gosto musical dela e coisa de bióloga também, então eu vou escolher a música ! Mas uma clássica, só o cantor é novinho !

Café?




Nenhum comentário:

Postar um comentário