Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

a festa


Mais uma vez é Natal ! Observo o movimento nas ruas, nos shoppings, nos mercados. Pessoas estressadas, contando o dinheiro para ver que milagre podem fazer para com tão pouco, comprar tudo o que precisam.

Afinal, é Natal ! A tradição não pode ser rompida. Todo Natal precisamos de uma árvore com neve, um pinheiro, mas estamos nos trópicos, aqui é verão, não temos neve e nem frio. Fácil de resolver, há neve artificial. Quem não pode comprar a neve artificial, usa bolas de algodão mesmo. Pronto, logo teremos nossa árvore, estilo europeu. A tradição será mantida.

Ainda bem que árvores não são mais cortadas para logo depois do Natal, serem jogadas no lixo. Um dia desses , li uma tira que me comoveu. Após um grande incêndio em uma floresta, provocado pela ganância do homem, só sobrou uma árvore. Ela era uma árvore nenem. Parada, sozinha, olhava para a destruição total . Resignada ao seu destino, ela disse: "Quando eu crescer, vou virar um livro e contar toda essa história"

Já pensaram no coitado do Papai Noel que precisa vir a Salvador com o termômetro marcando 39º ? Com toda aquela roupa ? Ficam sentados nos shoppings, em tronos vermelhos (não há chaminés), entre renas, neve e enfeites mil, dando colo para as criancinhas, enquanto os pais imortalizam aquele momento. Há crianças que choram , têm medo, mas não importa, vale a tradição. Os pais não podem imaginar um filho sem a tradicional foto no albúm. Mais tarde, mostrarão a foto, darão boas risadas do filho que tinha medo do Papai Noel, sem se importarem com o sofrimento da criança, naquele momento. Os pais são criaturas engraçadas mesmo.

Como explicar as crianças da periferia, que apenas as crianças ricas, serão atendidas pelo bom velhinho? Bom, pelos menos essas crianças já aprenderam que se deixarem o sapato na janela, no dia seguinte não terão nem o presente e nem o sapato, mesmo que esteja em péssimo estado de conservação. Papai Noel é preconceituoso! De acordo com o "companheiro Lula", ele é da elite dominante, apenas mais um burguês, loiro e de olhos azuis, justifica-se assim, esse seu comportamento. A "companheirada" precisa dar um jeito nesse velho !

O Papail Noel brasileiro deveria ter sido o nordestino pobre, que migrou para "Sumpaulo" em busca de uma vida melhor e chegou à presidência do país. Em vez de" bolsa esmola" , deveria ter criado frentes de trabalho para os "bolsistas". Restauraria a dignidade e o amor próprio dessas pessoas . Gosto do provérbio chinês - "ensine o homem a pescar em vez de lhe dar o peixe "- essa é uma solução sustentável a longo prazo. Ele não fez nada disso, transformou-se num megalomaníaco. Aposto que o próximo passo dele, será tentar ser governador de São Paulo, o único estado que ainda não caiu no "canto de sereia " do PT.

E a ceia de natal? Na ceia as pessoas costumam se fartar de comidas e bebidas, gastam sem pena nenhuma. Não pode faltar na ceia natalina, o peru ( mesmo que sua carne não tenha sabor agradável e apenas o peito é comido), todo enfeitado e recheado com farofa. As frutas, claro que seguem a tradição europeia, nozes,tâmaras, avelãs, amêndoas, figo seco, ameixas, uvas e pêssegos. Todas caríssimas. Às vezes encontramos um abacaxi, melancias e mangas, frutas caras também. Mas o que fazer ? Quase esqueço do panetone, que é algo que não deve faltar, de preferência o de frutas, para não sair da tradição. Tradição é tradição, mesmo não sendo nossa, mesmo sendo copiada lá dos países frios.

Hoje fui ao mercado e assisti uma cena muita triste. Entre as dezenas de pessoas que se jogavam sobre os produtos, desesperadamente, chegando até a discutirem, como se fossemos entrar em guerra e corríamos o risco de ficarmos sem alimentos, uma jovem negra, pobre, só olhava os produtos. Na barriga um filho, no colo o menor que ainda não caminhava e mais dois agarrados na saia dela, olhando assustados para aquela multidão. Ela só olhava , mas os seguranças a retiraram lá de dentro. Ela causaria constrangimento aos consumidores. No templo do consumismo, uma pobre? Não ficava bem.

Ela me comoveu, comprei, não um peru, acho que não teria como assar, mas leite em pó , refrigerantes e bolachas recheadas para as crianças. Fui até a calçada do mercado, onde a mulher sentou e ficou esperando uma esmola e entreguei minha doação. Quando retorno para o mercado, sou advertida pelo segurança : "Moça, não devia ter feito isso. São umas vagabundas que só sabem fazer filho e ficar pedindo, em vez de trabalhar." Pensei em mil coisas que eu deveria dizer a ele, mas não valia a pena, ele era um obtuso. Quem daria emprego a uma mulher suja daquele jeito? Ela é suja por ter maus hábitos ou por não ter dinheiro para comprar sabão? Onde ficariam as crianças, se eventualmente alguém oferecesse um emprego? Se engana quem pensa que essas mulheres sabem como evitar filhos. Elas não sabem. Olhei para aquele monte de estupidez humana e disse apenas que o dinheiro era meu e dava para quem quisesse. Eu sei que a maioria das pessoas pensam como o segurança.

De volta ao nosso Natal. Devemos levar em conta que é no Natal, a única época em que a família costuma se reunir (deixando de lado os casamentos e enterros de familiares) . Para viver um Natal mais feliz, a mesa precisa ser farta. Para que essa felicidade aflore, as pessoas precisam beber. Como ser feliz ou mostrar felicidade, sem estar ligeiramente embriagado? Hoje em dia, parece ser difícil ser feliz, sem estar embriagado. Tempos modernos .

Chegamos aos presentes ! Ah os presentes ! Eles são os mais esperados, pelo menos pelas crianças. Esse é o momento de gerar o ódio, como dizia meu irmão, pois ele só ganhava meias e cuecas. É um momento doloroso quando entregam a você algo e dizem que é a sua cara. Que olharam para "aquilo" e logo pensaram em você. Vais passar o resto da noite cogitando sobre como a pessoa realmente lhe vê, o que fazer com aquilo, usar ou não usar, colocar ou não na estante, guardar e passar adiante no próximo aniversário ou no presente do amigo secreto da empresa, no próximo Natal. Problema sério , capaz de estragar sua noite pois irá muitas vezes ao banheiro, só para observar seu rosto e matutar se a "coisa" é ou não a sua cara. Presente pode ser uma surpresa muito desagradável.

Estou muito crítica ? Tentando ser "mais realista que o rei", como disse minha irmã? Acho que não. Eu comemoro o Natal, é tradição na família, sem nenhum significado religioso, não nasci no seio de uma família religiosa. Comemoro, mas nunca tentei matar minha família de congestão e as risadas que gosto de ouvir, são as cristalinas, as puras, as que nascem do coração e não de um copo de bebida.

Para reunir a família, desfrutar do prazer da companhia, estreitar os laços de amizade, não precisa pompa. Precisa amor.

Quando eu vejo os desperdícios, o consumismo desenfreado, penso no Menino Jesus e chego a seguinte conclusão, ele é apenas mais um adorno no cenário de Natal. Fico com pena do menino também, afinal o aniversário é dele e é o menos lembrado. Deve ser triste !

Que tal se esquecêssemos as tradições europeias e déssemos inicio a uma tradição com a cara do Brasil ? Teríamos nossa ceia, com produtos da terra, da nossa terra, o saci distribuiria os presentes (era mais fácil explicar o porque de uns ganharem e outros não, afinal o saci vive fazendo confusão), trocaríamos presentes, nos abraçaríamos, daríamos risadas alegres - um Natal Feliz, menos dispendioso, mais cristão!

A partir desse Natal , sem pinheiros, iniciaríamos a genuína tradição brasileira - mais respeito, mais compaixão, mais honestidade, mais amor, mais lealdade e mais compreensão com nossos irmãos. Será que não seríamos mais felizes? A nossa alegria, a nossa felicidade não emergiria de um copo de bebida e sim do coração.

Como estou piegas ! Efeito natalino , com certeza.

Gosto desta música, ela tem o espírito natalino na sua mensagem, até para mim, que não tenho religião. Pensem nisso.

And so Happy Christmas
For black and for white
For the yellow and the red one
Let's stop all the fight


Café?







Nenhum comentário:

Postar um comentário