Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de outubro de 2010

manual para o turista em Salvador



Pois é, já sei que disse ter uma relação de amor e ódio com Salvador. Esse ódio já passou, gosto de morar aqui, mas continuo achando os baianos muito estranhos.

Já disse também que gosto demais de observar tudo, desde a natureza até o comportamento das pessoas. Baseada nessas minhas observações, resolvi montar um pequeno manual para os turistas da região sul e sudeste. Serve para outras regiões também, afinal , turista é turista.

Salvador é um espetáculo muito especial. A natureza foi muito generosa com esta cidade. Para onde quer que você olhe, só há beleza. Lembre-se, eu falei natureza. A intervenção humana aqui, principalmente na orla, é desastrosa. Continuo achando os baianos muito estranhos!

Quando você decidir vir conhecer Salvador, esteja certo de que será o dinheiro gasto com turismo, melhor investido da sua vida. Ela vale a pena! Bom, vamos as minhas sugestões. Hoje só darei as instruções gerais, mais tarde postarei as específicas.

INSTRUÇÕES GERAIS

Primeiro - precisam esquecer o mito de que baiano é preguiçoso, não é mesmo. Eles trabalham muito, o ano inteiro , para organizarem as festas que os turistas amam, principalmente o carnaval e o São João .
O problema é que eles trabalham no ritmo deles, um ritmo mais lento, pouco compreendido pelos turistas do sul e sudeste, geralmente muito estressados. Desafio qualquer um de vocês a trabalharem, sob este sol que às 5 horas da manhã, já queima e arde feito pimenta , com a mesma disposição que nos estados de vocês. Tudo precisa ser feito com mais calma.

Segundo - tirem da cabeça a ideia de que passar um fim de semana  ou quinze dias em Salvador, os tornará uns "quase baianos". Ninguém "vira baiano". Ser baiano é algo muito especial, é um estado de espírito! Ou você nasce na Bahia ou nunca  será um baiano. Uns até mentem, inventam serem filhos adotivos, bobagem, é apenas o desejo de serem baianos.

Terceiro - não tentem usar as expressões regionais deles. Melhor calar a boca do que sair dizendo asneiras. Por exemplo“oxe” é uma expressão muito usada por aqui, serve pra tudo, mas fiquem certos que se vocês usarem, estarão usando errado. Esqueçam o seriado bobo da Globo, moro aqui há cinco anos, converso com baianos e faz pouco tempo que descobri o que significa "ó pai ó"(olhe por ai, olhe).
Cuidado com o uso de "retado" e "arretado", não é bem o que vocês estão pensando ! Outra expressão muito comum "lá ele" (eu não, sai fora), Mais uma muito interessante “ei, ó o auê aí ô (parem de baderna) tida como única frase universal a utilizar apenas vogais e ter sentido completo.
Há palavras que só ditas por eles mesmos,têm graça, – aoooonde! (não mesmo), todo o diferencial está na entonação.
São muito carinhosos e não se envergonham disso, costumam chamar até mesmo as meninas de "mãe", não façam cara de espanto, é apenas uma forma carinhosa de se dirigirem às mulheres,  de qualquer  idade.
Não abram a boca ou façam ar de desdém achando que todo baiano é analfabeto, é mentira  mas eles amam usar de forma errada os pronomes oblíquos e os pessoais -" mim dá" é a forma usual de pedirem algo. No entanto, a mais sensacional, na minha opinião é ;"junto di nimim".
Muito importante, toda frase afirmativa termina numa interrogação, exemplo: "vou ao cinema, viu?" A resposta esperada e recebida é: "viu", nada de "tá bem", é só o "viu". Confesso que tem um certo charme e esse "viu", sem querer ,já incorporei a minha fala.
Não sou um dicionário ambulante de baianês, muitas coisas desconheço, então, façam como eu, calem a boca e falem no idioma nativo de vocês, eles entendem.
Um alerta - se forem à Feira de São Joaquim ou no Curuzu, não fiquem com a sensação de que enlouqueceram, é normal não entenderem absolutamente nada do que eles dizem.

Quarto -Os homens que gostam de usar a camisa do time do coração, encarem numa boa qualquer piada. Como aqui só há dois times, que só dão desgosto a eles, é imensa a torcida do Flamengo e do Corinthians, mas fazer o quê não é mesmo? Os torcedores do Internacional são chamados de "coloridas", já entenderam não é? De modo geral, todos os homens que não são baianos, são "veados", Claro que mais "veados" do que nunca, os gaúchos. Ser chamado de "viado" ou "corno" (outra expressão que eles amam) não deve ser encarado como uma ofensa pessoal, é também a forma "carinhosa" com a qual saúdam os amigos. Relaxem, nada de começarem uma briga por isso.
Agora ,se alguém disser a vocês -”Se bote ae, vá! “ (mesma coisa que “quer encarar moleque?) é  melhor “se sair logo” (evitar a situação) ou você poderá responder: “se plante” (fica na sua) e correr o risco.

Quinto- não esqueçam que vocês estão aqui apenas para passarem dias inesquecíveis,desfrutem dos prazeres da cidade, calmamente .

Observação- a foto é de minha autoria (dá para perceber pela qualidade...rsrs) ao fundo , o famoso Farol da Barra.

To be continued .

Café ou água de côco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário