Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 7 de agosto de 2010

a busca


Hoje acordei com vontade de ser uma bruxa! Não entendo o motivo pelo qual as pessoas ,quando querem xingar alguém usam o "elogio"- é uma bruxa. As bruxas são mais interessantes que as fadas.

As fadas são aquelas criaturinhas sempre perfeitas, sempre bonitinhas e eternamente boazinhas e resolvem todos os problemas usando a magia. Operam milagres com aquela varinha de condão delas. A vida não se resolve com magia! Não gosto de fadas, desde que era criancinha!

Como confiar ou gostar de alguém, que é sempre boazinha? Desconfio das pessoas que estão sempre rindo. Sei lá, elas me passam uma sensação de falsidade. Não gosto das perfeitas ou "quase perfeitas também". Não são "humanas"! São andróides !

Gosto de pessoas que dizem o que sentem, que acordam de mau humor, que ficam tristes, que riem quando estão felizes ou acham algo engraçado, que choram, que dão respostas ríspidas e que pedem desculpa, que estão sempre insatisfeitas mas passam a vida correndo atrás de seua objetivos. Não se vitimizam, sabem que é difícil mas acreditam que é possível. Gosto de gente comum.

Oh, life is bigger
It's bigger than you

Pois é, a vida não é um jogo no qual você, com um click no mouse, possa deletar um erro e recomeçar. Ela é bem maior do que isso! O erro não é possível deletar, mas sempre há a chance de recomeçar. Os nossos erros têm preço e podemos pagar bem caro por alguns deles. Cuidado!

Hoje eu queria ser uma bruxa (imperfeita que sou) para poder ensinar as pessoas a serem felizes. Não como num conto de fadas, na vida real mesmo! Nesse nosso cotidiano cheio de frustrações, com mil problemas, com dores, com tristezas, com decepções, com alegrias, com desejos,com amores, com desamores, com perdas, com conquistas, com anseios e novas frustrações e apesar disso tudo, maravilhosa! Só é preciso saber viver.

Na vida real somos responsáveis por todos os nossos atos, logo, não adianta ficar colocando a culpa de nossas frustrações em mais ninguém ou "na sorte" ou no "azar". Isso não existe. O resultado de nossa vida é a soma de todos nossos atos ou de nossos medos(desconfio que estou plagiando isso de alguém).

Hoje eu queria ser uma bruxa para ajudar um amigo. Como eu quero que ele seja feliz! Como ele merece ser feliz ! Recebi um e-mail dele, o seguinte pensamento foi a abertura : " A costa é a mais larga linha de solidão do universo."(Pablo Neruda).

Na hora respondi: "Fique de costas para ela e você não se sentirá solitário." Ele não gostou. O que atormenta esse meu amigo ? A frustração na busca da mulher ideal ! Eu já disse que isso não existe. Não existe a mulher perfeita. Existe a mulher que mesmo imperfeita, completará a vida dele. Ela existe, apenas ele ainda não a encontrou.

Alguém poderá achar esse motivo muito fútil, que há coisas mais sérias para tornarem uma pessoa infeliz. Mas acreditem, não é ! É dessa "mulher ideal" que ele precisa para ser feliz. É dela que ele necessita para deixar de se sentir solitário, até mesmo numa festa, cheia de mulheres lindas, como ele mesmo afirmou.

Mandei este pensamento de Mário Quintana para ele: "A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."

Ele não respondeu, sempre age assim quando não gosta de meus conselhos ! Por isso queria ser uma bruxa ! Se eu fosse uma, tenho certeza que encontraria a resposta certa! Vou repetir o que sempre digo, a resposta está dentro dele. Ele que pare de procurar a "ideal", a "perfeitinha", opte por uma com muitos defeitos mas que satisfaça sua necessidade emocional. Perdoe pequenas falhas, as mulheres, embora maravilhosas , são apenas seres humanos.

A tal mulher ideal pode estar pertinho dele , e sua insegurança e instransigência não permitem enxergá-la. Na verdade, o que ele procura é algo bem simples, ele quer uma mulher que seja mulher e saiba se comportar como mulher. Ele quer uma companheira e não um amigo. Ele quer compartilhar, dividir e não competir. Essa é a mulher ideal dele! Deve existir uma que procure alguém como ele, só não se encontraram ainda.

A vida é simples, as pessoas é que são complicadas!

Minha música hoje, vai para esse meu amigo .

Café?





4 comentários:

  1. Olá, Tariza

    Gostaria de compartilhar minha opinião em 2 pontos:

    Inicialmente, gostaria de dizer ao teu amigo, por experiência: "É óbvio que não existe a mulher ideal. Nem teria graça se existisse. Existe sim, mulheres em potencial. O homem frustrado é aquele que não tem capacidade de reconhecer esse potencial. Porém, o homem perspicaz e observador descobre o grande segredo: não se deixar levar pelas aparências e penetrar na alma da mulher, reconhecer essa pedra bruta e trabalhar nela dia após dia. TEMOS QUE OBSERVAR AS MULHERES, RESPEITA-LAS, OUVI-LAS COM ATENÇÃO, SE APAIXONAR PELO CÉREBRO PARA DEPOIS SE APAIXONAR PELO CORPO. Temos que entender que os seres humanos são um projeto em andamento; aproveita-se esse fator para moldar a pessoa certa, lapidá-la e adaptá-la. Quando há grandes afinidades, o homem se molda à mulher, e a mulher se molda ao homem. Assim são forjados os grandes relacionamentos.

    "Segundamente",- sei que está usando apenas uma metáfora, mas - não faça essa comparação, entre fadas e bruxas, Tariza! Fadas são criaturas imaginárias. Bruxas existem, e foram injustiçadas por séculos - bem, são injustiçadas até hoje, devido nossa falta de conhecimento no assunto.

    Meu romance "A Cinza Lívida" reflete, justamente, meus estudos sobre o Ocultismo, todavia, falo sobre a verdadeira bruxaria - não essas baboseiras de bruxinhos com varinhas mágicas ou velhinhas montadas numa vassoura - que só servem para reforçar a falsa idéia de que magia, bruxaria e ocultismo só existem em livros infantis idiotas; que não tem realidade ou lugar no mundo real, muito menos uma aplicação prática em nosso dia-a-dia.
    Há uma incrível carência de romances que abordam o ocultismo de forma séria e compromissada.
    Mas isso é assunto para outra ocasião.

    O blog está ótimo e construtivo!!! Adorei a matéria. Tu tens razão: as pessoas é que são complicadas mesmo!!!
    Parabéns, Tariza!!!

    ResponderExcluir
  2. "Primeiramente" adoro compartilhar com vocês, aliás ,gosto muito dessa palavra!

    "Segundamente" o meu amigo é "bonitinho e complicado", na verdade o que ele quer é alguém que ainda se emocione. Quer a " mulher perfeita" que nada mais é do que a que assista com ele filmes tipo A Casa do Lago e fique emocionada. Ele é um romântico assumido! Ele vai encontrar !

    "Terceiramente", as bruxas, as fadas, os gnomos e os duendes habitam o mesmo local - o imaginário!
    Não suporto as fadas, sempre me pareceram fúteis. Implicância minha.
    Tenho pouco conhecimento sobre "bruxas" mas verdadeira fixação nos druídas celtas e seus cultos rituais que incluíam principalmente, o culto à natureza, toda ela considerada encantada por espíritos das árvores, bosques, lagos, fontes, cachoeiras e animais.

    E "quartamente", passeio tanto no seu blog que ando preocupada com o Cruzaltino, ele está cheio de dívidas e pode ter a ideia (odeio a falta do acento) de me cobrar aluguel ou pedágio!

    Abração pra vocês !

    ResponderExcluir
  3. Falando em compartilhar, divido a opinião de que aquelas pessoas "perfeitas" na verdade escondem um esqueleto no armário. Na minha opinião, "ninguém é tão bom ou perfeito que não seja perfeitamente o contrário daquilo que demonstra ser".
    Com relação às bruxas, quem leu as "As brumas de Avalon" não tem medo delas...
    Dizem que as bruxas existem mesmo, são aquelas mulheres que tem um contato sobrenatural com a natureza, assim como as sacerdotisas do candomblé...
    Terminando com uma frase muito apropriada:"No creo en brujas, pero que las hay, las hay".

    ResponderExcluir
  4. Carlos eu li As Brumas de Avalon, adorei ! Só não leio Paulo Coelho, ele não me encanta. Ando pesquisando sobre as bruxas, buscando na literatura, e pelo pouco que li, elas são apenas mulheres dotadas de muita sabedoria, observadoras, perspicazes,seguiam o ritmo da natureza e possuiam conhecimentos muito avançados , para seu tempo. Isso devia incomodar muita gente.É uma leitura fascinante neste tempo, não só de cólera mas de Dilma também.

    ResponderExcluir