Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 3 de julho de 2010

don't cry




Pois é, hoje nem iria aparecer por aqui, mas não resisti! Adorei a Alemanha colocar o Maradona no seu devido lugar !

Nas minhas veias não corre nem um tantinho de sangue alemão. Sou a legitima brasileira, pelo duro. Num cadinho misturaram os celtas,os franceses,os espanhóis, os negros, os portugueses( e desconfio até dos mouros) e uma índia paraguaia(a mulher mais braba que já vi na minha vida, minha avó materna), dessa alquimia, eu nasci.

Não tenho a menor simpatia pela Alemanha , pelo contrário, acho o povo alemão frio, insensível e mau humorado( mas o Ballack é outra história, que homem lindo). Hoje, não torci por eles e sim contra a Argentina e contra o Maradona. Mesmo envergonhada, por minha atitude meio infantil, como foi bom ver a Argentina de quatro, opa, levar quatro! Mesmo sendo comedida nos meus gestos, hoje vibrei como todos os baianos que almoçavam no restaurante. Minha alma penada, que sempre me acompanha, me olhou, franzindo a testa e me disse: "Você está se sentindo bem? Parece meio estranha hoje!" Eu ignorei a crítica velada !

Sei lá o motivo, mas veio a minha mente, a lembrança de um casal de judeus, meus amigos. Era o casal mais fantástico que já conheci! Alegres, divertidos, bem humorados .
Adoravam viajar! Conheciam quase todos os países do mundo. Nunca foram a Alemanha. Meu amigo, que era loiro e bem gordo, dizia que tinha medo de ir a Alemanha e os alemães o colocarem no forno , com uma maçã na boca. Numa clara referência aos fornos crematórios. Tinham uma classe, uma elegância e uma cultura, de fazer inveja a muitos emergentes, alpinistas sociais, novos ricos ou intelectualóides, que andam por ai. Eram a prova viva de que certas coisas, nem o Mastercard compra! Certos comportamentos se adquire no berço ou nunca mais. Eles merecem um post, ainda vou escrever !

Cá estou eu a falar mal dos alemães, no entanto, passarei a minha vida inteira, morrendo de amores por um descendente. Eu brincava, dizendo que ele era o resultado de uma mutação genética. Não pensava como alemão, não se comportava como um alemão, era meigo, gentil , romântico, se emocionava até as lágrimas, com um filme meloso qualquer. Não bebia chope ou cerveja, só gostava de vinho. Dançava tango como um argentino ! Às vezes me obrigava a dançar com ele, eu morria de medo, mas ameaçava que se fizesse floreios demais eu iria começar a gritar. Ele me conhecia bem, então, comigo, eram só os passos básicos!

Há cinco anos atrás, quando o Papa faleceu, ele assistia a cerimonia no Vaticano e chorava. Fiquei surpreendida, não via nenhum motivo para ele chorar, mas fiquei quieta, era muito católico. No mês seguinte, ele partiu e eu até hoje, não consegui chorar(suspiro profundo e rapidamente mudando de assunto)!

Falava sobre os argentinos. Eles estavam me preocupando, e muito! Convivi com muitos ,no sul. Argentino rico viajava para o nordeste , os nem tanto, ficavam nas praias frias do sul. Eles não conversavam com os compatriotas, ficavam fechados no grupo familiar. No hotel, arrecadavam todas as frutas do café da manhã, além de sanduiches. Acho que era o almoço deles. Povo estranho!

Como vou a Buenos Aires, este mês, a minha preocupação era: se eles ganhassem a Copa, tudo bem, iriam ironizar, fariam piadas, mas daria para aguentar. E se nós tivéssemos ganho? Preocupante! Nenhum ganhou, mas nós perdemos lutando, eles rastejando, perderam. Vai dar para encarar a prepotência deles !

Mas cá entre nós, morro de inveja deles ! Já viram quantas livrarias eles possuem, só em Buenos Aires?

Café?


3 comentários:

  1. Por razões políticas, desprezo o futebol. Mas o que eu realmente detesto nos argentinos é a mania deles visitarem o Brasil e não se importarem em tentar falar o português. Eles chegam num local pedindo tudo em espanhol e ainda ficam irritados com o atendimento quando um brasileiro não os entendem.
    Pô, eles não se prestam nem para falar "obrigado" em português.
    O desdém, o complexo de superioridade que eles tem sob nós é algo impressionante.

    ResponderExcluir
  2. A melhor frase, que descreve bem esses italianos que falam espanhol e pensam que são ingleses é a seguinte : Segundo recentes estatísticas, de cada 10 argentinos, 11 sentem-se superiores aos outros.

    Fiquei curiosa, motivos políticos para não gostar de futebol? hummmmm
    Abração para vcs

    ResponderExcluir
  3. Futebol é mesmo uma caixinha de surpresas... Para falar do retumbante fracasso da Argentina e os trocadilhos dele decorrente chegou-se até mesmo a falar de um casal de judeus e o medo que deles de visitar a Alemanha.

    Confesso que quando visitei o país germânico durante a minha adolescência fiquei também com medo ou receio, afinal sou latino e nordestino!

    Com relação aos argentinos, acho que eles tem complexo de europeus, morando na América do Sul e ter que conviver com a potência (regional ou mundial) que é o Brasil, além de ter que assimilar tem o maior jogador vivo de todos os tempos (o Pelé) e o melhor futebol (somos penta!).

    Não cabe falar da arrogância porque contra fatos, desnecessários argumentos.

    ResponderExcluir