Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cruzaltino


Esse guri o Cruzaltino, me trinca a cara, hoje vai minha revanche ! Roubei a foto do Cruzaltino !Eu havia escrito este texto, lá em junho e armazenei como rascunho, pretendia melhorar, mas, sabe como é né? Fui deixando, fui deixando, até que hoje resolvi liberar.

Eu sei que é lugar comum, mas a vida vive nos ensinando, se quisermos aprender. Tenho aprendido muito ultimamente. Com o que tenho aprendido, estou me obrigando a rever velhos conceitos e a mudá-los.

Uma amiga mandou o endereço de um blog, olha o nome - Cruzaltino - achei que fosse provocação, ela sabe que não gosto de Cruz Alta. Já havia mandado outro, "Nossa Velha Nova Cruz Alta" e eu respondi bem mal criada.

Mas olhei o Nossa Velha Nova Cruz Alta e repassei. Surpresa ! Muitos cruzaltenses desconheciam o projeto. Não me surpreendeu, é uma das caracteristicas de parte da população, não valorizar o que é produzido na cidade. Preferem ficar contemplando o umbigo, o centro do mundo para eles.

Bueno, fui dar uma espiadinha no Cruzaltino. Poxa, numa hora destas adoraria saber falar o "gauchês", mas não sei(me arrisquei no "trinca a cara"). Fiquei encantada ! Gostei tanto , que resolvi mandar um e-mail, cumprimentando pelo belo trabalho.

É um blog construído a dois, Greice desenha as tiras e Henrique produz os textos. Gosto dos traços, gosto das cores e gosto dos textos. Sempre gostei de "tiras", sou fã do Hagar do Chris Browne , do Recruta Zero de Mort Walker e da Mafalda de Quino e agora do Cruzaltino de Henrique e Greice. Não suporto o Níquel Náusea de Fernando Gonsales ( lá vem ela com gosto e não gosto).

Nunca havia me preocupado com o processo de produção de uma tira, mas no blog do Cruzaltino aprendi que não é um processo tão simples assim.. Bom, mas quem quiser conhecer o belo trabalho deles, entre neste endereço : http://cruzaltino.blogspot.com/. Não irá se arrepender.

Pois é, mais um devaneio meu, o que foi que aprendi ao ler o blog do Cruzaltino? Aprendi que uma situação, por pior que seja, se olhada de outro ponto de vista, pode ter uma solução.

Continuo achando Cruz Alta, cinzenta, triste e feia, mas não em estágio terminal , como eu imaginava. Aprendi com eles, que não é bem da cidade que não gosto. Aprendi com eles a ter um novo olhar para a cidade e hoje, confesso que até sinto um certo quebranto !

Aprendi também, que pouco sei sobre Cruz Alta. Com eles, tive uma excelente aula de história. Sei que há grandes personalidades em Cruz Alta, mas há muitos bufões. Não houve nunca a preocupação dos administradores, com a cidade que deixariam para as futuras gerações.

Aprendi também que há esperança para essa cidade cinzenta. Vejo, nos comentários, o clamor pelo vazio cultural. Nem um cinema? Nem um cineminha mesmo? E livrarias? Um lugar onde vc encontre aquele CD que você ama? Nada? Times de futebol, algum ? Para onde vai essa meninada, domingo à tarde? Greice e Henrique fazem um som muito bom. E os outros?

Aprendi através deles a valorizar o "ser gaúcha", nunca tinha dado importância para esse fato, como já disse anteriormente, passei minha infância e parte da adolescência entre Rio, São Paulo e Minas Gerais. Um detalhe, sei cantar todo o Hino Riograndense !

Acho que está na hora, mais do que na hora, dessa meninada cheia de idealismo, de sonhos e de amor à cidade, tomar alguma atitude! Nas mãos de vocês está o futuro, por mais "cliché" que possa parecer essa afirmação.

Tenho uma amiga , Yara Caino ,que é uma artista trabalhando o vidro, o atelier dela está belíssimo ! É, fica ai em Cruz Alta mesmo! Muitos cruzaltense nunca foram visitar e ainda há os que nem sabem que existe!

Minha relação com Cruz Alta sempre foi assim, conflituosa. Cheguei, olhei e não gostei( então não venci e nem conquistei), me desinteressei. Mas tenho olhado com mais atenção e carinho . Sempre me senti, como dizia Paulo Pinto, uma ave de arribação, mas não de rapina, olhe lá ! Como eu sonhava em alçar o voo e buscar outro ninho! Pois é, voei! Vim me aninhar aqui em Salvador! Agora vou reclamar dos baianos !

Hoje minha música é uma homenagem a Henrique e Greice!

Não consigo gostar de chimarrão então.......

Café?

3 comentários:

  1. Olá Tariza!!!

    1 - Adorei a frase "Preferem contemplar o próprio umbigo!!! rsrsrsrsrs

    2 - Também não sei falar "gauchês" comecei a aprender escrevendo o Cruzaltino - (Pois odeio o tradicionalismo, música gaúcha e principalmente o churrasco 'sou vegetariano')

    3 - Embora eu ame o Cruzaltino, sim, ele é um paradoxo, uma antítese do meu eu.

    4 - Há esperança, sim! Atualmente, há um projeto tramitando na câmara para tombar mais de 40 prédios históricos. Há várias escolas focando a "História de Cruz Alta" e as crianças adoram! Projetos incentivando a leitura e criação de Gibitecas nas escolas. A tendência é cada geração evoluir.

    AGORA, SOBRE CRUZ ALTA, postarei em outro comentário, pois creio que excederei a quantidade máxima de caracteres.

    Pera aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tariza!!

    Vamos para segunda parte:

    CRUZ ALTA, O CORAÇÃO, O CENTRO DO RS

    Sabe, um dos maiores roteiristas de quadrinhos de todos os tempos, Alan Moore, vive numa cidadezinha pequena e desconhecida, na Inglaterra. Ele disse que jamais sairá de lá porque as pessoas não valorizam seu trabalho. É justamente essa ignorância que permite com que ele possa passear pela cidade sem ninguém pedir autógrafo ou foto.

    Ele disse também que qualquer pessoa, habitante de qualquer lugar do mundo, pode desenterrar uma mão-cheia de maravilhas da terra do seu próprio quintal, se tiver feito uma pesquisa paciente sobre esse local e se for engenhosa o bastante para as encontrar.

    Demasiadas vezes caminhamos pelas nossas ruas, a pé ou de automóvel, e não compreendemos que sob as fachadas descaracterizadas se pode esconder o antigo cárcere de algum poeta, um sítio reservado ao homicídio, o sepulcro oculto de algum personagem lendário.
    E é o somatório destas pequenas histórias que enriquecem um lugar: de repente, não nos encontramos, simplesmente, a passear numa cidade comum, aborrecida e homogénea, mas numa aventura em avenidas prodigiosas recheadas de histórias fantásticas.

    É esta a minha fé de que Cruz Alta é, sim, o centro do Rio Grande do Sul. Tudo de bom e de ruim começou aqui.
    Nenhuma outra cidade do RS é tão fascinante, encantadora, misteriosa, rica em histórias e lendas como Cruz Alta.

    Viver se torna uma experiência muito mais recompensadora se conhecermos intimamente a parte do mundo que nos foi destinada como casa.

    Se tu tiveres um bom guia turístico da próxima vez que vier para Cruz Alta, tenho certeza de que irá caminhar pelas ruas ouvindo cada coisa fantástica ou escabrosa que aconteceu, respirar a magia imbricada em prédios seculares e ver um mundo paralelo que somente quem conhece o passado poderia penetrar...

    E quando tu atingir esse "Nirvana", essas pessoas estúpidas, indiferentes e antipáticas que tu conheceste aqui, não irão mais te afetar... Não farão diferença de existirem ou não, pois tu transcenderás essas trivialidades mundanas...
    Por isso eu digo: Me interesso pela Cruz Alta cidade; não pelos cruz-altenses. Tu já descreveu esse povo muito bem e não lhe tiro a razão.

    Continua...

    ResponderExcluir
  3. Olá Tariza!!!

    VAMOS A PARTE FINAL:

    Eu vivo aqui há 30 anos, e a cada dia que caminho pelas ruas sou surpreendido com uma visão nova... Detalhes interessantíssimos que passam despercebidos.

    Exemplo: Meses atrás encontrei uma senzala na Pinheiro Machado. Havia até correntes de escravos. Alguns habitantes disseram ter encontrado ossos humanos.

    No terreno poucos metros adiante, moradores cavoucaram a terra e encontraram GARRAFAS DE VINHO DO PORTO, pois no século 19, um português morava ali e fabricava as bebidas.

    Em uma outra casa, construída em 1883, na Pinheiro machado, descobriram que o porão era, na verdade, um forte que protegia a cidade. Havia buracos nas paredes onde posicionavam as espingardas e até um local reservado para um CANHÃO. A estrutura do porão é diferente das demais, com pedras gigantescas que se encaixam uma nas outras de modo que os protegeriam do ataque de qualquer tipo de arma de fogo.

    No Sobrado dos Verissimos, O historiador Rossano Cavalari penetrou o terreno e encontrou talheres e aparelhos de porcelana que pertenciam a família de Erico Verissimo.

    Também descobri, recentemente, uma pintura panorâmica da cidade, datada de 1830 ou 40.
    Neste quadro, está lá o antigo "Atelier da Yara Caino", na Venâncio Aires. Comprovando que o prédio está em pé desde que Cruz Alta era uma vilinha com menos de 100 casas.

    Puxa vida!!! O atelie da Caino é uma das 100 primeiras casas da cidade e ainda está lá de pé, do mesmo jeito que era há 130 anos atrás!!!

    É esse somatório de pequenos eventos que enriquecem Cruz Alta, alegram a fascinam meu dia a dia... São esses fatores que fazem deste lugar uma cidade mágica. Terrivelmente fascinante!!

    É como casar, viver 30 anos com a mesma mulher, e mesmo assim, ser surpreendido a cada dia. Ou descobrir diferentes ângulos de beleza no rosto da companheira que está ao seu lado o tempo todo.

    Lembre-se: CRUZ ALTA É O CENTRO DO RS. Tudo de bom e de ruim começou aqui. Nenhuma outra cidade do RS é tão fascinante, encantadora, misteriosa, rica em histórias e lendas como Cruz Alta.

    Quanto a tua matéria, não direi nada pois suspeito que eu teria uma "leve inclinação" em dizer que achei excelente e tocante ao meu ego. rsrsrsrs. Adorei mesmo!!!

    Até mais ver!!!

    ResponderExcluir