Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de março de 2010

solidão


Afinal, o que é solidão? Um sentimento? Uma sensação? Um estado de espírito? Confesso que até hoje não havia me preocupado com essa palavra. Fui ao dicionário, encontrei: solidão s.f(lat.solitude)1. estado de quem está só (entre outros) Veja bem, solidão está classificada como um substantivo, como se não bastasse, feminino. talvez esse feminino ai, explique alguma coisa, não são as mulheres complicadas e de fases?
Qual seria a diferença entre estar só e se sentir sozinho ! Eu sinto solidão ou estou solitária? Há uma carga muito negativa na palavra! É lugar comum ouvirmos que a solidão é triste ou que podemos estar a sós ou nos sentirmos solitárias no meio de uma multidão. Ou será que fico solitária quando meu espírito está vazio e então estou em estado de solidão?
Quando pensamos na palavra solidão, isoladamente, qual a imagem que vem à nossa mente? Algum lugar deserto, sem sol, triste. Mas a solidão não é nada disso.
Fiquei pensando na palavra, pensando em que momento da minha vida me senti em estado de solidão! Qual a sensação que a solidão me causa?
Acho que as vezes o mundo é muito exigente, mais exigente do que posso aguentar, então me coloco em estado de solidão. Seria uma fuga, num mundo solitário,no qual nenhum problema poderia me alcançar. Isso é ruim ? Penso que não! Talvez eu apenas fique "me dando um tempo' em busca de solução para as exigências que não consigo suportar.
Outras vezes, posso ficar em "estado de solidão" tentando resolver minha necessidades emocionais, meus medos, minhas dúvidas, minhas angústias e ansiedades. Nesse estado posso explorar, profundamente ,uma a uma, minhas necessidades.
Quando estou em solidão simplesmente tento preservar minha precária sanidade mental, momentânea, criando ao meu redor um escudo protetor.
Eu amo a solidão, não vejo nela nada que seja destrutivo ou depressivo! É um momento em que me recolho para resolver meus problemas. A minha solidão, no entanto, não é formada apenas de problemas. É nela que busco refúgio para sonhar. Sonhos pessoais, sonhos só meus. Há momentos em que é muito importante sonharmos juntos, nunca esqueço isso!
Estar solitária, já é outro sentimento. É uma sinalização do espírito, de que não estou me ajustando ao convívio social. Esse convívio nem sempre é fácil, talvez seja nesse momento em que nos sentimos sózinhos "no meio da multidão". Talvez seja a hora certa de buscarmos refúgio na solidão e procurarmos caminhos que nos levem ao dito "ajustamento".
Logo, gosto da solidão e nunca me sinto solitária, sempre trago comigo belos sonhos, sonhados juntos, lembranças prazeirosas que me sustentam, presenças físicas que me confortam e dão alegria.
Eu sei, defendo seu direito de discordar, mas gosto da solidão. desejo que a música a seguir, seja sua mais profunda verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário