Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 14 de março de 2010

o presente


Amanhã é meu aniversário ! Da mesma forma que não dou a menor importância para "a virada de ano", o aniversário não deixa de ser a nossa própria "virada de ano" e eu não me importo com o fato de ficar ou estar, um ano mais velha. Assim como comemoramos a virada de ano, por tradição, comemoramos nosso aniversário. Aliás, acho que vou começar a contar de forma regressiva a minha idade! Gosto do Natal ! Gosto de comemorar o Natal ! Mas, como ia dizendo, preciso comemorar a "minha virada". A família e os amigos, assim o exigem !

A época em que se aproxima o Natal, meu aniversário, dias das mães, essas festas em que costumamos presentear,causo a maior agonia na minha família.
Há sempre as dúvidas, a ansiedade, a preocupação em escolher o presente certo. Já explico o motivo, não sou exigente, pelo contrário, o problema é sempre o mesmo, como me deixarem satisfeita e feliz com o "tal do presente".

Eu não gosto de presentes. Raramente, lembro de ofertar um presente, justamente por não gostar deles. O motivo da agonia da família comigo é, segundo eles, a expressão do meu rosto. Nunca consigo esconder o que sinto em relação ao que me foi presenteado. Aliás, o meu rosto, as vezes, me causa grandes constrangimentos! Enquanto sorrio e gentilmente agradeço, os meus olhos dizem:" onde vou por isso, o que faço com isso,!"

Tenho a maior dificuldade do mundo, em esconder o que estou pensando ou sentindo! Quando minha língua consegue ficar quieta, lá vem a expressão do meu rosto a me entregar. É normal e habitual a minha filha chamar minha atenção dizendo :"mãe, não olha; mãe disfarça, mãe, cuidado" e assim por diante.

Voltando ao "presente". Não gosto de jóias, detesto que me dêem qualquer coisa de uso pessoal (tipo roupa, perfume), não gosto de objetos de decoração,não gosto nada que seja útil ou necessário para a casa, não gosto de presentes caros demais. Só gosto de receber livros e Cds, ai começa o problema, como escolher, qual ainda não li,qual ainda não comprei, como fazer uma surpresa se precisam me consultar antes? Gosto de flores, mas não cortadas, qualquer violeta africana me deixa feliz (sempre recebi flores no dia dos namorados), mas tenho a maior antipatia por flores brancas ! Não gosto delas!.

Para diminuir a ansiedade deles, costumo fazer uma lista, e a surpresa estará na escolha deles. Sendo sincera, eles me acham tão desagradável por essa mania! Então, além do que eu sugeri, compram algo mais. Pronto, recomeça a agonia novamente! Me olham ansiosos, enquanto abro o presente. Essa "minha mania" se é assim que podemos definir, também gera muitas risadas e alegria. Normalmente, minha reação ao receber "o presente" vira assunto e piada por muito tempo.

Bom, amanhã é dia de surpresas! O que eu mais amo, no dia do meu aniversário são as manifestações de amor e carinho. Como é gostoso receber um abraço, um beijo, mensagens dos amigos de longe, telefonemas! No dia do nosso aniversário, até mesmo aqueles amigos que estão afastados, pela distância, reaparecem e se manifestam. Isso tudo é muito bom e mais significativo que um simples presente! Nós podemos sobreviver a falta de um presente mas não a falta do amor e do carinho das pessoas a quem amamos!
Já me perguntei o motivo pelo qual não gosto de presentes, não achei nenhuma resposta plausível! Acredito que um psiquiatra deitaria um olhar de preocupação sobre minha pessoa! Mas vivi muito bem, até hoje, sem esse olhar!
É ou não importante comemorarmos o aniversário? Feliz aniversário para todos nós !
Já disse a vocês que adoro café e música? De presente para mim mesma, uma música que amo e vou compartilhar com vocês!
Café?

Nenhum comentário:

Postar um comentário