Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 2 de março de 2010

Itapuã


Hoje decidi escrever sobre Salvador. Tenho uma relação estreita de amor e ódio com esta cidade. Eu não a entendo e acredito que ela não me entenda também. Um dia, escreverei sobre essa relação conflituosa. Hoje, vou falar sobre Itapuã.
Itapuã é uma linda praia de Salvador, cantada em prosa e verso por nada mais nada menos que Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi.
Baiano adora inglês e as letras próprias desse idioma. Tanto é que Alexandre, vira xandre, simplificando, xandy(com Y "of course" ). Gostam de usar expressões inglesas, embora a maioria nunca tenha saido da lição "the book is on the table" ( como em qualquer outro estado). Não falam "mano", "cara", gostam de "man", "brother" e já vi muito brother virar brodi . Eu não os entendo mas eles se comunicam entre si, isso é o mais importante. E os nomes então? Interessantíssimos! Wilton, vira Uilton mesmo e por ai vão os Wellington, ops, Uelintons da vida.O Y de Caymmi me tornou dispersiva, voltando..rsrs
Itapuã, no meu ponto de vista é a mais bela praia de Salvador. Uma paisagem deslumbrante! De tirar o fôlego! Observar um fim de tarde em Itapuã, torna qualquer um poeta! Exige um momento de silêncio, para observar e absorver tanta beleza.
No entanto, toda essa maravilha da natureza é ofuscada pela intervenção humana! Se você precisa de silêncio para sentir a beleza, esquece. Aconselho conhecer Itapuã em dia chuvoso. Deleta o entardecer em Itapuã.
A orla de Itapuã, parece campo de refugiados de terremotos. Um caos total. Você não dá dois passos sem tropeçar em algum obstáculo, desde cadeiras até engradados de bebidas. E o som ? Se pensas em ouvir "das ondas o marulhar", esquece também. O "rebolation"( não sei o motivo, mas quando ouço, pois somos obrigados a ouvir o "rebolation,um tipo de tortura chinesa, lembro do berimbau) e tantas outras do mesmo gênero, tomam conta do espaço aéreo. E as criancinhas? As criancinhas já dançam de forma sensual! Affff! Mas, é assunto para outra ocasião.
O Farol da Barra, você ainda consegue enxergar ! Já a bela paisagem ficou oculta pelas barracas, no melhor estilo arquitetônico, das favelas do Rio de Janeiro. Precisa de algum malabarismo e resistência física, aliados a alguma coragem.
Importante não esquecer: não leve nada que possa atrair a atenção dos pivetes à solta por lá! Eles adoram turistas incautos!
Penso, que o luar em Itapuã deva ser deslumbrante, nunca vi, não tenho treinamento militar ou em defesa pessoal, procuro imagens no google e me contento com isso.
Este meu desabafo é a única forma que tenho de protestar contra esse crime ambiental, visual e sonoro!
Wiliiam Blake disse certa vez "A crueldade tem um coração humano...o terror a forma humana do divino."
O que fizeram na bela paisagem de Itapuã é um crime horrendo, cometido e permitido por homens sem escrúpulos !
Mas não deixe de conhecer essa praia, se você tiver oportunidade! Ouça a música e se encante !

Um comentário:

  1. Salvador é mesmo muito contraditória. estive em Itapuan outro dia e tirei uma bela foto do farol.

    http://cafemolotov.blogspot.com

    ResponderExcluir