Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 4 de março de 2010

bonfim


Gosto de igrejas, não gosto de padres ! Adoro entrar numa igreja e ficar sentada, quieta, pensando, se houver uma música sacra, ao fundo, melhor ainda.
Há três coisas, que na minha opinião, tornam este mundo tão caótico, uma delas é a religião. As outras duas, a política e a economia.
Em nome da religião é permitido matar! Lembram das Cruzadas? Lembram da Santa Inquisição? E os mulçumanos?
Já li a Bíblia, só gosto dos Cânticos de Salomão. O Deus que está nela, definitivamente não é o "meu Deus". O meu é mais complacente, mais amoroso, mais piedoso, mais liberal e compreensivo.
Eu não o responsabilizo por nada do que me acontece de errado e não espero que ele resolva todos os meus problemas. Afinal, ele me deu o livre arbítrio. Somos bem conscientes de que a cada ação corresponde uma reação, precisamos usar a lógica, logo, a minha felicidade, a minha tranquilidade, depende de mim mesma e não da intervenção divina.
As vezes, até acho o 'meu Deus' meio sacana ! Ele poderia dar um empurrãozinho e me ajudar a entender certas coisa,tipo qual o motivo de uma menina com apenas 12 anos, morrer sofrendo de cãncer? E o Lula não morre e nem a Dilma (ela até se curou de um câncer)
Tive formação religiosa, me afastei dela por opção pessoal. Não concordava com nada e nem com o comportamento dos ditos "fiéis".
Conheci uma pessoa que detinha grande poder, era a dirigente máxima de uma instituição de ensino. Nunca usou esse poder em benefício de ninguém, a não ser dela mesma. Pelo mau uso desse poder, prejudicou e acabou com a vida de inúmeras pessoas. Era muito comum encontrá-la em um santuário, acendendo velas e agradecendo pelas graças alcançadas! Fala sério, dá para acreditar em justiça divina? Bom, mas ela não é meu foco principal hoje.
Sempre considerei a religião o ópio do povo e não gosto de nada, que controle minha mente. Gosto de estar no comando!
Mas, como ia dizendo, gosto de igrejas! Aqui em Salvador, vou seguido a Igreja do Bonfim. Está situada em uma colina, a paisagem é belíssima. Sempre que vou lá, fico observando as pessoas.
Chego a sentir inveja do fervor e da fé delas. A igreja está sempre cheia de fiéis e de turistas. Os fiéis abstraem a falta de educação dos guias, dos turistas (fazem seus comentários em voz alta, transitam entre os fiéis concetrados na missa, como se estivessem em uma rodoviária) e dos flashes das máquinas. Ficam em um profundo transe espiritual. Até o pivete que te assalta do lado de fora da igreja, quando está dentro, reza e fica concentrado! É lindo de observar!
A igreja é belíssima, mesmo que eu tivesse fé, dificilmente me concentraria. Já fui lá inúmeras vezes e sempre descubro detalhes novos nas pinturas, nos objetos que adornam a igreja. Ela na verdade é um museu de obras de arte e para os fiéis, um lugar sagrado.
Hoje, como puderam perceber, estou "de cara" com o "meu Deus", ainda penso e sofro por Ravena.
Não tive em momento algum, a intenção de ofender a fé ou a religiosidade das pessoas, expressei apenas meu pensamento. em minha defesa prévia, usarei um pensamento de Voltaire : "Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até à morte vosso direito de dizê-la."
Depois de um texto tão pesado, vou fazer um convite, que tal uma pausa para um café e uma música boa?

Café?


Nenhum comentário:

Postar um comentário