Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 23 de outubro de 2010

eslovênia




Não sei se já disse que detesto matemática. Minhas notas em matemática sempre foram o terror para meus pais , imaginem para mim, com a reação deles ! Sempre fui candidata a prova final. Uma única vez, tirei um dez! Numa prova oral. Já pensaram numa prova oral de matemática? Ponto sorteado, quando abro o papel com o conteúdo, quase morro de alegria, era a única coisa que eu sabia -teorema de Pitágoras. Com alívio digo a fórmula para o professor e, o sádico pede que eu explique  c^2 = b^2 + a^2\!\,(é cola ). Nunca soube para o que servia e nunca me fez falta. O que isso tem a ver com a Eslovênia?  Muita coisa, já explico.

Ontem, quando resolvi entrar no blog, comecei a olhar para ele, sem inspiração, então fui a lugares "dantes nunca navegados" - gerar receita, nunca me interessou. Ai vi a palavrinha mágica - "estatística". Respirei fundo e cliquei em cima. Levei um susto ! Lá estão registradas todas as entradas e a origem dessas entradas.

A única coisa que acho bem real em estatística é uma frase que li, não sei onde e desconheço o autor -"estatística é a ciência, segundo a qual, seu eu comer um frango e você nenhum, ambos comemos meio frango".
Deve ser essa a estatística usada lá em Brasília, eles comem o frango e nós nenhum. Tudo bem, nem gosto de frango mesmo.

Voltemos a Eslovênia. Acredita que há  quatro pessoas , lá daquele país longínquo, que  acessam com frequência meu blog? Depois que descobri isso, toda hora vou lá e fico emocionada. Os outros países eu conheço, mas a Eslovênia  não. Fui pesquisar. É um país lindo !

"Dividido em regiões geográficas com características peculiares e muito preservadas, a Eslovênia é descrita, muitas vezes, como uma mini-Nova Zelândia. E é palco de inúmeras atrações para amantes de esportes e atividades ao ar livre.


Quando se chega na Eslovênia de avião já é possível notar a vastidade da flora local. O país é menor que o estado de Sergipe, mas tem 57% de sua área coberta por mata. Assim, ganhou o título de 3º país mais verde da Europa, sendo antecedido pela Suécia e Finlândia.
No coração da Europa central, a Eslovênia faz fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia. Com essa última, compartilha uma estreita faixa de litoral banhado pelo cristalino mar Adriático. A capital, Liubliana, fica estrategicamente localizada entre cidades famosas, como Veneza (Itália), Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria).
Ex-integrante da República Socialista Federal da Iugoslávia e independente desde 1991, a Eslovênia integra a União Européia desde 2004 –quando entrou para o mapa do turismo europeu e passou a ser servida por voos da companhia “low fare-low cost” Easy Jet.
Contrariando as expectativas, já que saiu de um regime comunista, a Eslovênia não se enquadra naquele perfil de “Europa do Leste”, em que se percebe nitidamente a distância ou a relativa obsolescência em relação aos países orientais. O jovem país é extremamente próspero e une harmoniosamente modernidade e tradição."
"Sua capital é Liubliana, que também é a maior cidade do país. Atualmente, concentra quase um sexto da população da Eslovénia. Faz parte da União Europeia desde 2004, e é também o único ex-país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Schengen, da Área do euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da OTAN."




UM CASTELO INTERESSANTE


O nome do castelo é Predjamski Grad e parece não significar muita coisa para quem não entende a língua. Literalmente o nome significa “o castelo na frente da caverna”. Esclarecedor, não é mesmo?

Localizado na Eslovênia, esse castelo pode não chamar atenção pelo tamanho, pelo luxo ou pela história de reis e batalhas, mas ele possui fama por um único e suficiente motivo: é o único castelo do mundo a ser construído para integrar a arquitetura e a caverna da montanha – mais precisamente a segunda maior caverna do país.

O trabalho foi duro e longo. Os primeiros dados históricos encontrados sobre a construção data do século XIII, ainda que a primeira parte (lado esquerdo) pareça ter sido feita na primeira metade do século XII. A parte do meio só foi feita depois, no Renascimento, enquanto a parte da direita data de 1570, mais ou menos.

Desde 1990 o castelo passa por um processo de restauração para ganhar o ar do século XVI original, mas não é porque ainda não está concluído que ele não merece a visita.


Bom, foi apenas uma pequena mostra, abaixo deixo os endereços de onde pesquisei, vale a pena conhecer.





É mediterrânico na costa, alpino nas montanhas (cl



Café?


A música vai para todos meus amigos que fazem a gentileza de lerem o que escrevo , é emocionante saber que pessoas de países distantes, se fazem presente neste meu espaço.






Nenhum comentário:

Postar um comentário